Livro – Marina Miranda: Além da Crioula Difícil
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) lançou o livro Marina Miranda: Além da Crioula Difícil, de Clóvis Corrêa, tributo à comediante e cantora, que fez sucesso nas décadas de 1970 e 1980. Hoje com 90 anos, Marina Miranda foi a primeira humorista negra que alcançou destaque na televisão brasileira – famosa ao lado do colega Tião Macalé, no quadro Crioulo e Crioula Difícil, do programa cômico Balança mas Não Cai. Com prefácio de Ricardo Cravo Albin, a narrativa-reportagem, apresenta a trajetória da artista, em teatro, cinema, rádio e TV.
Marina Miranda iniciou a carreira nos anos 1950, cantando ópera na Rádio Nacional. Mas consagrou-se como intérprete de marchinhas, o que alavancou sua carreira de comediante. Ao todo, foram 70 anos de trabalho artístico. Grande Otelo de Saias e Josephine Baker brasileira foram algumas das expressões usadas para definir a atriz, no período de seu maior sucesso.
Em 2019, Marina recebeu a Medalha Chiquinha Gonzaga, concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro a mulheres que se destacam na defesa de causas democráticas, humanitárias, artísticas e culturais. A atriz tem uma filha, Sylvia Miranda.
Com base em entrevistas e documentos históricos, o autor traça um perfil de Marina Miranda e de sua caminhada profissional, tendo com como pano de fundo a história da televisão brasileira, e de artistas como o saudoso e hilariante Tião Macalé.
Título: Marina Miranda – Além da Crioula Difícil
Autor: Clóvis Corrêa
Editora: Edições Funarte
Ano da Edição: 2020
Encadernação: Brochura | 16 cm x 23 cm | 168 páginas
ISBN: 978-85-7507-207-3
2 comentários sobre “Livro – Marina Miranda: Além da Crioula Difícil”