fbpx

Livro – Marina Miranda: Além da Crioula Difícil

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) lançou o livro Marina Miranda: Além da Crioula Difícil, de Clóvis Corrêa, tributo à comediante e cantora, que fez sucesso nas décadas de 1970 e 1980. Hoje com 90 anos, Marina Miranda foi a primeira humorista negra que alcançou destaque na televisão brasileira – famosa ao lado do colega Tião Macalé, no quadro Crioulo e Crioula Difícil, do programa cômico Balança mas Não Cai. Com prefácio de Ricardo Cravo Albin, a narrativa-reportagem, apresenta a trajetória da artista, em teatro, cinema, rádio e TV.

Marina Miranda iniciou a carreira nos anos 1950, cantando ópera na Rádio Nacional. Mas consagrou-se como intérprete de marchinhas, o que alavancou sua carreira de comediante. Ao todo, foram 70 anos de trabalho artístico. Grande Otelo de Saias e Josephine Baker brasileira foram algumas das expressões usadas para definir a atriz, no período de seu maior sucesso.

Em 2019, Marina recebeu a Medalha Chiquinha Gonzaga, concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro a mulheres que se destacam na defesa de causas democráticas, humanitárias, artísticas e culturais. A atriz tem uma filha, Sylvia Miranda.

Com base em entrevistas e documentos históricos, o autor traça um perfil de Marina Miranda e de sua caminhada profissional, tendo com como pano de fundo a história da televisão brasileira, e de artistas como o saudoso e hilariante Tião Macalé.

Título: Marina Miranda – Além da Crioula Difícil
Autor: Clóvis Corrêa
Editora: Edições Funarte
Ano da Edição: 2020
Encadernação: Brochura | 16 cm x 23 cm | 168 páginas
ISBN: 978-85-7507-207-3

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “Livro – Marina Miranda: Além da Crioula Difícil

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.