fbpx

LIVRO – Meu nome não é Johnny

Sinopse

Meu nome não é Johnny é a biografia de um jovem carioca, João Guilherme Estrella, filho bem nascido no seio da típica classe média brasileira e se tornou um dos muitos barões do ouro branco que circulam na cidade do Rio. O ex-traficante leva hoje uma vida tida como normal como pai de família e produtor musical. O protagonista tinha tudo, menos limite, filho de pais permissivos que fechavam os olhos para tudo o que acontece na sua frenética vida. No roteiro a sua mãe aflita e desnorteada procura um advogado para o filho, que fora preso acusado de traficante. O advogado pergunta há quanto tempo ela tinha conhecimento das atividades ilícitas do filho. A mãe responde que não sabia de nada, que nunca imaginou que isso pudesse acontecer, ao menos na sua família.

O diálogo inicial mostra o sentimento de surpresa, frustração e desesperança com que a família recebe a notícia sobre envolvimentos de filhos nestas atividades ilícitas e perigosas. Para sustentar o vício o protagonista teve de traficar. Ganhou fortunas, mas, torrou tudo em drogas e festas de embalo. No manicômio onde cumpre pena, Estrella acaba por se dar conta da sua própria vida. O isolamento lhe provocou insights transformadores.

O protagonista viveu uma experiência de vida confortável, sem ter de lutar para sobreviver, bem acima da média da juventude brasileira. Nada acumulou de patrimônio. Conseguiu, entretanto, na reclusão tratamento psíquico no manicômio, por conta de dinheiro público além de cama e comida. Precisou de uma segunda chance. Obteve. Recuperou-se. Hoje é um cidadão de bem. Uma exceção num país em que tantos excluídos socialmente pagam com a pena de morte enrustida que existe hoje no Brasil, não tendo acesso a nada a não ser à truculência e a injustiça. Morrem pelo poder do tráfico, Morrem pelo poder dos homens, morrem pelo poder da imprensa, morrem pela falta de poder, apenas morrem.

Dados Técnicos


Título: Meu nome não é Johnny
Autor: Guilherme Fiúza
Editora: Record
Ano da Edição: 2007
Encadernação: Brochura | 20,8 cm x 13,6 cm | 336 páginas
ISBN: 978-8501081544

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.