fbpx

LIVRO – Milton Gonçalves: Memórias históricas de um ator afro-brasileiro

Sinopse

Milton Gonçalves é ator e diretor de teatro, televisão e cinema reconhecido nos âmbitos nacional e internacional. O ator recebeu inúmeros prêmios e honras e é dono de um rosto e uma voz inesquecíveis, que acompanham a vida dos brasileiros por mais de meio século. Mas ele é também uma figura política, testemunha e participante de momentos cruciais da história do Brasil, ativista contra o racismo e a discriminação dos negros. Sempre disposto a emprestar sua imagem para campanhas humanitárias, por justiça social e por uma sociedade mais igualitária. Do ponto de vista pessoal, Milton Gonçalves traz em sua trajetória um pouco do que os negros enfrentaram no país desde a abolição, em sua luta por integrar-se na sociedade de maneira justa e sem discriminação.

Este livro é resultado de um trabalho de pesquisa que se desenvolveu por alguns anos, reunindo entrevistas, documentos e bibliografia, e que ao final vem propor uma leitura da história do negro no Brasil através da trajetória de Milton Gonçalves, explorando o potencial da biografia nos estudos históricos. Milton Gonçalves é descendente de escravos que trabalharam na lavoura de café, no sudoeste de Minas Gerais, seus pais eram lavradores na mesma cidade em que seus avós foram escravizados. A história da família serve como estudo de caso para o período pós-abolição e a gradativa emigração dos negros das regiões escravistas para as grandes cidades, ressaltando os desafios para a adaptação no novo ambiente e no mercado de trabalho da capital paulista, onde seu pai se engajou como operário na construção civil e sua mãe, como empregada doméstica.

Ao longo de nove décadas, Milton Gonçalves testemunhou importantes eventos históricos para o Brasil, como a Era Vargas e a Ditadura Militar, por exemplo, e participou ativamente de outros, como o desenvolvimento de uma nova estética teatral, com o Teatro de Arena, a evolução da televisão no Brasil, a campanha pelas Diretas Já!. Enfrentou recessões econômicas, censura e duas ditaduras. Homem negro de origem humilde, sua trajetória de vida não deveria ser peculiar, mas é, porque a história do Brasil, em geral, não é contada sob a perspectiva do negro e das classes mais baixas. Da mesma forma, construir uma carreira profissional como ator e diretor, sendo negro no Brasil, possui especificidades que abrangem questionamentos de ordem social, cultural e política.

A história de vida do ator apresenta-se entrelaçada com a evolução política e social do país nesse período, de forma que questões de cunho pessoal, como a própria sobrevivência e educação, refletem a experiência de milhões de pessoas invisíveis para a história oficial do país. Enquanto que na sua atuação pública mesclam-se uma participação ativa na vida política brasileira e a conquista de um espaço na cultura dramática brasileira.

Dados Técnicos

Título: Milton Gonçalves: Memórias históricas de um ator afro-brasileiro
Autora: Elaine Pereira Rocha
Editora:
Ano da Edição: 2019
Encadernação: Brochura | cm x cm | páginas
ISBN: 978-85-93955-37-2

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.