fbpx

LIVRO – Nelson Pereira dos Santos: um olhar Neo Realista?

Sinopse

A assimilação das idéias do Neo-Realismo italiano por cineastas brasileiros é o tema geral deste livro que se concentra no estudo detalhado de duas obras da fase inicial da carreira de Nelson Pereira dos Santos: Rio, 40 Graus (1955) e Rio, Zona Norte (1957).

Para a autora, destacam-se dois momentos nesse processo de assimilação: inicialmente a coincidência de estilo e de temática social é flagrante, enquanto, a seguir, as relações com o movimento europeu tornam-se menos diretas à medida que uma linguagem própria vai se formando.

No conjunto de sua análise, Mariarosaria Fabris demonstra em que medida o Neo-Realismo foi importante para o debate de idéias sobre cinema no Brasil, influenciando o desenvolvimento da cinematografia nacional até o Cinema Novo.

Dados Técnicos

Título: Nelson Pereira dos Santos: um olhar Neo Realista
Autor: Mariarosaria Fabris
Editora: EDUSP
Ano da Edição: 1994
Encadernação: Brochura | cm x cm | páginas
ISBN:

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.