fbpx

LIVRO – O Brasil de Lula e o de FHC: um roteiro comparativo para a disputa política-eleitoral plebiscitária de 2010

Sinopse

LIVRO - O Brasil de Lula e o de FHCbotao_comprarO economista e especialista em direitos sociais José Prata Araújo lançou, em edição própria, o livro O Brasil de Lula e o de FHC: um roteiro comparativo para a disputa política-eleitoral plebiscitária de 2010. A publicação se divida em oito capítulos: Concepção de Estado, esquerda e o neoliberalismo; PSDB: o núcleo duro da privatização e do entreguismo; A economia ficou mais sólida com Lula; A questão social no centro da agenda política nacional; Que responsabilidade fiscal?; Lula, FHC, os Estados e os Municípios e É preciso derrotar a revanche neoliberal.

O livro traz ainda um quadro comparativo, sintético, dos governos Lula e FHC.

Na apresentação do livro, o cientista político Juarez Guimarães destaca três feitos importantes do autor. O primeiro, seria o de desmistificar, por abaixo, desmoralizar um conjunto de teses de interpretação da história recente do Brasil e que circulam cotidianamente na mídia liberal brasileira. O segundo, é o de reunir, organizar e analisar um conjunto de dados e informações que, ou não são acessíveis mesmo a um cidadão bem informado, ou são acessíveis em um quadro disperso e fragmentado. E o terceiro feito, é o de fornecer, assim, os fundamentos econômicos e sociais das mudanças políticas no país através de uma visão unitária e coerente. Leia aqui a apresentação completa de Guimarães.

Os temas tratados no livro:

Concepção de Estado, esquerda e o neoliberalismo
PSDB São Paulo: núcleo duro do neoliberalismo, PSDB quer a privatização selvagem do Estado, Neoliberalismo, privatização e consenso forçado, PSDB: regressivo e antipopular, Lula rompeu com a era FHC; A nova concepção de Estado com Lula, A presença do Estado na economia, Com Lula, o Estado ampliou presença na área social, Os servidores públicos no governo Lula.

PSDB: o núcleo duro da privatização e do entreguismo
A privataria de Fernando Henrique Cardoso, Gustavo Franco sobre as estatais: vendemos sucatas, A herança maldita dos tucanos na economia, FHC e a aliança com os rentistas, Moralismo udenista esconde a grande corrupção.

A economia ficou mais sólida com Lula
Crise testou a solidez da economia, As economias brasileira e mundial, FHC e o rombo de US$ 186 bilhões nas contas externas, Investimento direto e capital motel, O balanço de pagamentos sob FHC e Lula, Lula e o projeto nacional de desenvolvimento, Juros, câmbio e investimento: três grandes desafios.

A questão social no centro da agenda política nacional
A forte geração de empregos formais (CAGED), Lula gerou 11 milhões de empregos (RAIS), Salário mínimo melhora a vida do povo, Os avanços nas negociações coletivas, A menor inflação da série histórica, Os IGPs tiveram forte redução, Lula acelerou a transferência de renda, O Bolsa Família e o desrespeito da oposição, Os avanços na previdência e na assistência social, Seguro desemprego e abono salarial, A forte expansão do crédito, 32 milhões entraram para a classe media, Os enormes avanços na educação, Segurança pública com cidadania, Transferências para a saúde cresceram 185%, Programas para a agricultura familiar, Redução da pobreza e da desigualdade, Habitação, saneamento e urbanização, Indicadores sociais da PNAD e outros.

Que responsabilidade fiscal?
A irresponsabilidade fiscal no governo FHC, A dívida líquida pública em reais, Juros, superávit primário e déficit público, Títulos cambiais: seguro público para capitais privados, A evolução da carga tributária no Brasil.

Lula, FHC, os Estados e os Municípios
Uma goleada na geração de empregos, As finanças de Estados e Municípios, Minas Gerais sob Lula e FHC .

É preciso derrotar a revanche neoliberal
O PSDB e o “complexo de maioria”, Consolidar a maioria social como maioria política, Continuar e aprofundar as mudanças do governo Lula, Refundar a esquerda nos movimentos sociais.

Dados Técnicos

Título: O Brasil de Lula e o de FHC: um roteiro comparativo para a disputa política-eleitoral plebiscitária de 2010
Autor: José Prata Araújo
Editora: Fundação Perseu Abramo
Ano da Edição: 2010
Encadernação: Brochura | cm x cm | páginas
ISBN:

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.