fbpx

LIVRO – O Equilíbrio das Estrelas: filosofia e imagens no cinema de Walter Hugo Khouri

Sinopse

LIVRO - O Equilibrio das Estrelasbotao_comprarO equilíbrio das estrelas, de Renato Luiz Pucci Jr., é uma análise interpretativa e iconográfica dos filmes dirigidos por Walter Hugo Khouri, um dos mais importantes cineastas brasileiros.

Noite vazia (1964), sua obra mais conhecida, é o ponto de partida de um exame que em seguida se concentra em As amorosas (1968) e em Eros, o Deus do Amor (1981), nos quais aparece Marcelo, protagonista de dez filmes de Khouri. A vida desse personagem é representada da infância à meia-idade e, seguindo o caminho pelo qual os filmes trabalham a questão de seu desenvolvimento, o livro discute os problemas existenciais em que Marcelo se debate.

Utilizando conceitos da moderna teoria da narrativa, a análise caracteriza o ponto de vista das instâncias narrativas dos filmes e sua interação com a concepção de mundo de Marcelo. Procura-se definir aquilo que a crítica cinematográfica vem apontando há décadas: a filosofia que sustenta os filmes de Walter Hugo Khouri.

Dados Técnicos

Título: O Equilíbrio das Estrelas: filosofia e imagens no cinema de Walter Hugo Khouri
Autor: Renato Luiz Pucci Jr.
Editora: Annablume | FAPESP
Ano da Edição: 2001
Encadernação: Brochura | 14 cm x 21 cm | 258 páginas
ISBN: 9788574191874

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.