fbpx

LIVRO – O Negro no Cinema Brasileiro

Sinopse

A pesquisa analisou dois filmes relativamente conhecidos da nossa cinematografia: Rio Zona Norte (Nelson Pereira dos Santos, 1957) e A Grande Cidade (Cacá Diegues, 1966) à luz da problemática racial presente, de modo distinto, em ambos. Apesar de circunscrito a estas fontes, seu trabalho tem implicações mais amplas sobre o papel atribuído ao negro no interior do Cinema Novo e, de modo geral, sobre as representações cinematográficas da cultura negra no Brasil.

O livro de Carolinne Mendes da Silva oferece, assim, contribuição significativa para a compreensão do papel que o racismo tem desempenhado não apenas como elemento fundamental da estrutura de dominação no país, como também impondo um obstáculo na construção de uma pauta comum que alimente as lutas sociais contra a discriminação racial e a opressão de classe.

Dados Técnicos

Título: O Negro no Cinema Brasileiro
Coleção: Fora do Foco
Autor: Carolinne Mendes da Silva
Editora: Liber Ars
Ano da Edição: 2017
Encadernação: Brochura | 23 cm x 16 cm | 260 páginas
ISBN: 978-85-9459-056-5

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.