fbpx

LIVRO – Os Cinemas de Rua de Juiz de Fora: memórias do Cine São Luiz

Sinopse

Numa época em que são travados inúmeros debates sobre os espaços públicos destinados à sociabilidade, parece oportuno refletir sobre a habitação de memórias e espaços comuns das cidades. E é nesse contexto que se encontra o conteúdo do livro Os Cinemas de Rua de Juiz de Fora: memórias do Cine São Luiz.

A obra, da professora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Christina Ferraz Musse, de Gilberto Faúla Avelar Neto e de Rosali Maria Nunes Henriques é fruto do trabalho de pesquisa interdisciplinar centrado nas manifestações da atividade cinematográfica existentes no interior do Brasil. A publicação foi financiada pela Lei Murilo Mendes.

O livro afirma que o Cine São Luiz foi o cinema de rua com maior tempo de existência em Juiz de Fora (MG), ao todo 52 anos de funcionamento. No livro são mencionadas as relações de sociabilidade e as subjetividades nos depoimentos.

Os autores promovem um mergulho na história da cidade em suas mais diversas manifestações culturais, políticas, sociais e afetivas. A Praça da Estação, onde o cinema estava localizado, é ponto importante por ser parte integrada de um todo que reflete as mudanças pelas quais o município passou nas décadas dos séculos XX e XXI.

E para isto, os autores estabeleceram um contato direto, in loco, com os arquivos públicos e privados e fontes variadas: plantas arquitetônicas, documentos públicos, jornais, fotografias, entrevistas, dentre outras.

O livro teve origem nas discussões do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cidade e Memória, liderado por Christina Musse, e no projeto desenvolvido pelo mesmo intitulado Cidade e memória: a construção da identidade urbana pela narrativa Audiovisual, ligado ao Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFJF.

Dados Técnicos

Título: Os Cinemas de Rua de Juiz de Fora: memórias do Cine São Luiz
Autores: Christina Ferraz Musse, Gilberto Faúla Avelar Neto e Rosali Maria Nunes Henriques
Editora: Funalfa
Ano da Edição: 2017
Encadernação: Brochura | cm x cm | 112 páginas
ISBN: 978-85-7878-211-5

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.