fbpx

LIVRO – Oscarito: o Riso e o Siso

Sinopse

Finalista do Prêmio Jabuti 2008 (“Melhor Livro de Biografia”), o livro Oscarito: o Riso e o Siso revela a trajetória de um dos maiores – se não o maior – comediante da história do cinema nacional. Após realizar extensa pesquisa e entrevistar artistas que conviveram com Oscarito – como Jô Soares, Dercy Gonçalves, Daniel Filho – e ter acesso a depoimentos de familiares do artista, incluindo sua viúva Margot Louro, o diretor e autor teatral Flávio Marinho recupera a história da carreira e a intimidade de Oscarito.

Oscarito é reconhecido como o maior comediante brasileiro de todos os tempos. Rico material biográfico, que gera informações preciosas sobre o ator, que completaria 100 anos em 2006. Está tudo no livro, com texto leve e bem-humorado: a chegada ao Brasil com dois anos de idade; a infância no Rio de Janeiro; a influência do circo em seu jeito de atuar; as primeiras peças; a estréia no cinema; o estrelato no teatro de revista e nas Chanchadas da Atlântida (nas décadas de 1930, 40, 50 e 60) e por fim, seus últimos dias, já longe dos holofotes.

Autor

Formado em Direito e Jornalismo, com textos publicados nos jornais Tribuna da Imprensa, Última Hora e O Globo e em revistas como Manchete, Vogue e Elle, Flávio Marinho é respeitado tradutor, escritor, diretor e crítico teatral. O autor, que encantou platéias e leitores com Cauby! Cauby!, Um dia das mães e Um caminho para dois, escreveu e encenou mais de 20 peças, em sua maioria sucessos absolutos nos palcos do país, como Coração Brasileiro (indicado para o Prêmio Shell) e Abalou Bangu (Prêmio Austregésilo de Athayde de melhor comédia). Com este Oscarito: o riso e o siso, Marinho nos apresenta a um dos artistas mais completos que o Brasil já conheceu.

Dados Técnicos


TÍTULO: Oscarito: o Riso e o Siso
Autor: Flávio Marinho
Editora: Record
ANO EDIÇÃO: 2007
ENCADERNAÇÃO: Brochura | Formato: 16 x 23 | 336 págs.
ISBN: 9788501074614

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.