fbpx

LIVRO – Palácios e Poeiras: 100 anos de cinemas no Rio de Janeiro

Sinopse

Palácios e Poeiras: 100 anos de cinemas no Rio de Janeiro é um livro clássico sobre o assunto, senão a melhor publicação já realizada do gênero no país.

O foco da pesquisa, feita por Alice Gonzaga (filha do cineasta e produtor Adhemar Gonzaga), é a memória das salas de cinema da cidade do Rio de Janeiro e descreve cada uma no decorrer de cem anos de história do cinema no município.

A publicação foi fruto de uma parceria entre o Ministério da Cultura (através da Funarte) e a editora Record. Pena que sua edição está esgotada desde seu lançamento, que aconteceu no ano de 1996.

Autora

Alice Gonzaga é escritora, pesquisadora, produtora e empresária do ramo cinematográfico e filha do diretor Adhemar Gonzaga, jornalista e cineasta, fundador da Cinédia, que durante as décadas de 30 e 40 foi uma das principais produtora do pais responsável por um dos maiores sucesso de público do Cinema Brasileiro, como o melodrama O Ébrio (1946), de Gilda de Abreu.

A frente da Cinédia, desde 1970 vem desenvolvendo um importante trabalho de preservação, restauração dos clássicos, como Alô, Alô, Carnaval (1936) de Adhemar Gonzaga; Mulher (1931) de Octávio Gabus Mendes e a recuperação entre outros de Romance Proibido (1944), Anjo do Lodo (1950), Maridinho de Luxo (1938) e O Cortiço (1945) obras fundamentais da cinematografia brasileira.

Produziu e supervisionou os curtas: São Luiz do Maranhão, Museu Histórico Nacional, Canção de Amor, Memória do Carnaval, Folia e o longa Consórcio de Intrigas.

Com o selo Cinédia Documento publicou os livros: 50 anos de Cinédia, Gonzaga por Ele Mesmo e Palácios e Poeiras: 100 Anos de Cinema no Rio de Janeiro, a mais completa pesquisa sobre a história da exibição de cinemas na cidade.

Como presidente do Instituto para a Preservação da Memória do Cinema Brasileiro, Alice Gonzaga desenvolve ações e projetos em prol da conservação de filmes e documentos relativos a atividades cinematográficas no país.

Dados Técnicos

Título: Palácios e Poeiras: 100 anos de cinemas no Rio de Janeiro
Autor: Alice Gonzaga
Editora: Record / FUNARTE
Ano da Edição: 1996
ISBN: 2000000715704

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]