fbpx

LIVRO – Percepção do intangível: entre genealogias e apropriações do patrimônio cultural

Sinopse

LIVRO - Percepcao do intangivelO livro “Percepção do Intangível: entre genealogias e apropriações do patrimônio cultural imaterial”, de Yussef Daibert Salomão de Campos, aluno de doutorado em História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi lançado em 2013.

Campos usa como base a Lei Robin Hood, de Minas Gerais (MG), criada em 2009, que visa redistribuir parte da arrecadação de ICMS pelo Estado entre os municípios, direcionando o valor de acordo com diversos fatores, como a área geográfica, população e mínimo de renda per capita. O objetivo é incentivar a aplicação de recursos em áreas de prioridade social, descentralizar a distribuição de renda e, consequentemente, atenuar a desigualdade e as diferenças econômicas entre os municípios de Minas.

Como um dos focos de benefício da lei é a conservação do patrimônio histórico, Campos direciona a pesquisa para a legislação no Estado, comparando com outros conjuntos de leis nacionais e até internacionais (como é o caso da Argentina) e também faz uma análise regional, mais específica, em Juiz de Fora.

O livro é fruto da dissertação de mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel-RS) em 2010. O objetivo é tratar a identidade social como legitimadora de patrimônios culturais imateriais sob a perspectiva jurídica. É defendido que as características culturais de uma sociedade são demilitadas pela identidade dela, desde a genealogia até a consolidação dessas características por meio da legislação vigente.

Um exemplo de como o patrimônio imaterial se torna parte do lugar em que está inserido é o modo artesanal de fazer o queijo minas, que antes era uma característica regional e se tornou patrimônio cultural imaterial do Estado.

Yussef Campos é graduado em Direito pela UFJF e, desde então, atrelou os estudos na área judicial a questões culturais, focando sempre na história. Para o autor, a temática de patrimônio cultural é multidisciplinar, por isso resolveu uni-la ao seu curso de graduação.

Dados Técnicos

LIVRO - Percepcao do intangivelTítulo: Percepção do intangível: entre genealogias e apropriações do patrimônio cultural
Autor: Yussef Daibert Salomão de Campos
Editora: Arraes Editores
Ano da Edição: 2013
ISBN:

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “LIVRO – Percepção do intangível: entre genealogias e apropriações do patrimônio cultural

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.