fbpx

LIVRO – Quando o cinema vira urbanismo: o documentário como ferramenta de abordagem da cidade

Sinopse

Este livro é uma publicação da Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) na Coleção PPG-AU FAUFBA, uma parceria com o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia. Esta obra foi premiada pelo VI Prêmio Brasileiro “Política e Planejamento Urbano e Regional”, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) como melhor dissertação de mestrado defendida no período de fevereiro de 2007 a março de 2009.

Quando o cinema vira urbanismo tem como foco a produção cinematográfica e documentária – brasileira e estrangeira – que aborda questões que se relacionam com a cidade e a vida urbana. A autora busca discutir a influência que esses recursos audiovisuais podem exercer sobre a prática de urbanismo, tendo como grande influência as noções de “orgânico” e “cristalino”, desenvolvidas, sobretudo, por Gilles Deleuze.

A autora Silvana Olivieri é arquiteta urbanista formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), em 1997, e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2007. Atualmente, vem se dedicando à pesquisa e criação nas áreas de Audiovisual e Artes Visuais, caminhando sempre ao lado da Arquitetura e Urbanismo.

Ficha Técnica

Autora: Silvana Olivieri
Editora: EDUFBA
Número de páginas: 252
Formato: 19,2 X 23,4 cm
Ano: 2011
ISBN: 978-85-232-0791-5

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.