fbpx

LIVRO – Rio: 450 anos de cinema

Sinopse

Cinema e arquivo. Acervo fílmico e Instituições de Salvaguarda. Acesso e Difusão. Estes são alguns dos motes que vincularam o Arquivo da cidade e o Departamento de Cinema e Vídeo/UFF na idealização do Cineclube AGCRJ: Rio 450 anos de cinema. Já que em 2015, o Rio de Janeiro e os documentos do AGCRJ completavam e comemoravam quatro séculos e meio de existência.

Rio: 450 anos de cinema é uma coletânea de ensaios que tematizam o Rio de Janeiro e suas representações no cinema. O conjunto de 21 capítulos que compõem o livro apresenta, analisa e interpela filmes brasileiros e estrangeiros que mostraram o Rio não só como um cenário natural privilegiado pelo cinema desde seus primórdios mas também como uma rica, variada e muitas vezes tensa cartografia que simultaneamente exalta suas belezas naturais e expõe muitos detalhes de suas mazelas e tragédias cotidianas.

Os 21 capítulos que fazem parte da coletânea organizam-se em torno de temas maiores que abordam história, política, imprensa, estereótipos, cartões postais, cinema de gênero, incluindo a animação, melodramas, filmes policiais, paisagens geográficas e humanas do subúrbio, memória e arquivo.

O livro Rio: 450 anos de cinema é organizado por Beatriz Kushnir e João Luiz Vieira, tem 335 páginas e muitas ilustrações.

Dados Técnicos

Título: Rio: 450 anos de cinema
Autores: Beatriz Kushnir e João Luiz Vieira (org.)
Editora: Em Tempo / Faperj
Ano: 2016
Encadernação: | cm x cm | 336 páginas
ISBN: 9788593374005

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “LIVRO – Rio: 450 anos de cinema

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.