fbpx

LIVRO – Tapa na Pantera na Íntegra: uma autobiografia não autorizada

Sinopse

A atriz Maria Alice Vergueiro passa a limpo, através de seu olhar original sobre o mundo, com cerca de cinco décadas de profissão, sua trajetória artística e pessoal, abordando temas como drogas, sexo e política, em um livro bem-humorado.

Conhecida como a diva do underground, caiu na graça do grande público através de um fenômeno moderno: o YouTube. O sucesso do curta Tapa na pantera, em 2006, que teve mais de 5 milhões de visualizações na plataforma digital de videos, transformou Maria Alice Vergueiro numa celebridade nacional.

Alvo de matérias nos principais jornais e revistas do país – entre eles O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Jornal do Brasil, O Globo, Veja, Carta Capital e Istoé, Maria Alice conjuminou seu underground ao Youtube: afinal, muita gente queria saber quem era aquela avozinha sorridente que, na obra de ficção, afirmava fumar maconha durante 30 anos e não estar viciada. Dentre as diversas entrevistas que deu, comentou que a imprensa não sabia abordar ao certo o tema e o sucesso do curta.

Mas afinal, estamos falando da Pantera? Da Velha Dama Indigna do teatro underground? Da fundadora do consagrado grupo Teatro do Ornitorrinco? Será a persona ou a personagem?

E… ela fuma ou não fuma? É da pesada mesmo ou faz um tipo?

Em Tapa na pantera na íntegra: uma autobiografia não autorizada, a premiadíssima atriz, que trabalhou com os principais diretores de teatro do Brasil, busca um diálogo direto com o leitor sobre sua trajetória. Maria Alice descende de uma tradicional família paulistana. Formada em Pedagogia, já foi casada, tem dois filhos e quatro netos.

No livro, ela fala sobre o sucesso do curta Tapa na pantera, sua posição sobre drogas e sexo, velhice e morte. Maria Alice tem uma visão peculiar sobre tudo. Ela é um ser humano diferente, como observou o grande ator Paulo Autran.

Dados Técnicos

Título: Tapa na Pantera na Íntegra: uma autobiografia não autorizada
Autora: Maria Alice Vergueiro
Editora: Ficções
Ano da Edição: 2008
Encadernação: Brochura | 14 cm X 21 cm | 112 páginas
ISBN: 9788590871804

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.