fbpx

LIVRO – Trajetória do Cinema de Animação no Brasil

Sinopse

Livro que celebra os 100 anos dessa arte no Brasil. Trazendo um panorama da animação brasileira e entrevistas com alguns dos artistas que marcaram as produções nacionais, o livro é o primeiro que foca no processo criativo de animadores brasileiros em formato de artbook. O intuito é valorizar a animação nacional e incluí-la no repertório de estudo de nossos artistas e produções.

Foram mais de dois anos de pesquisa para realizar o projeto. Entre análises, entrevistas e projeto gráfico, nasce então, um livro em forma de linha do tempo, organizada em cinco capítulos: Origem, Um impulso, Experimentando, Expandindo e Contemporâneos.

O livro parte das charges animadas (1900) até o primeiro longa de animação brasileiro a ser indicado ao Oscar (2016), mostrando, ao longo da cronologia, conteúdos textuais e imagéticos do processo de criação das produções destacadas. A curadoria dos filmes pontuados levou em consideração a abordagem de diferentes formatos de exibição, técnica e estética da animação.

O ultimo capítulo, “Contemporâneos”, conta com entrevistas de alguns dos animadores que produziram dentro do cinema nacional, onde falam sobre seus respectivos processos criativos e trajetória.

Essa obra é direcionada para artistas, tanto os experientes quanto os iniciantes, proporcionando-lhes material de estudo e referência da animação nacional. Dessa forma, ao mesmo tempo em que valorizamos o nosso cinema de animação, o mesmo passará a estar mais presente nas influências dos nossos artistas.

Dados Técnicos

Título: Trajetória do Cinema de Animação no Brasil
Ano da Edição: 2017

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.