fbpx

LIVRO – TV Tupi: uma linda história de amor

Sinopse

TV Tupi, uma Linda História de Amor, escrita por Vida Alves, sugere à primeira vista uma história pessoal, uma visão da autora. Entrando-se no conteúdo, a consistência e o volume da pesquisa indicam que se trata de uma obra lógica. Mas, ao percorrer o texto, revela-se, em toda a sua extensão, uma narrativa acentuadamente emocional.

É o pathos – a empatia que aflora da aventura, do sonho e da conquista, transformando-os em paixão. É com esses ingredientes que foi moldada a história da emissora de televisão pioneira da América Latina. Se a aventura de Assis Chateaubriand permitiu que se antecipasse a criação da televisão no Brasil foi, certamente, o sonho dos dire tores, artistas e técnicos que viabilizou a conquista realizada com muita paixão. Paixão que transpirava na doce e redonda figura de Dermival Costa Lima, que explodia na inteligência e energia do Cassiano Gabus Mendes e que contagiava a todos através da sensibilidade dos pioneiros, dos quais Vida Alves é, legitimamente, a grande representante. O que, senão a paixão, move uma mulher como Vida a manter com tanto sacrifício e carregar no colo, como mãe, a nossa Pró-TV – a associação dos pioneiros, profissionais e incentivadores da televisão brasileira. Se não fosse a Vida Alves nada da nossa memória existiria. Sem os depoi mentos que ela colheu e arquivou, a epopéia da implantação da televi são brasileira seria apenas uma vaga lembrança. Admiro a persistência de Vida Alves, e tornar este livro realidade explica como e por que ela é capaz de fazer o que faz. O carinho com que Vida Alves se refere a todos os seus companheiros revela claramente sua grande capacidade de amar. Sua missão tem sido impulsionada por esse amor, o que torna muito mais importante, o que Vida Alves está fazendo atualmente pela televisão do que qualquer coisa que ela tenha feito, no passado. E olha que foi muita – como autora, atriz, apresentadora e diretora.

Dessa forma, TV Tupi, uma Linda História de Amor não é apenas um documento para aqueles que, como eu, tiveram o privilégio de trabalhar na Tupi. É leitura obrigatória para todos os profissionais de televisão, para todos os estudantes de comunicação e um fascinante relato que interessa a cada um que, pelo menos um dia, tenha dado uma espiada na telinha, ou seja, todo o universo que gravita em torno da televisão. Obrigado, Vida Alves, por manter viva a emoção que é a matéria-prima da nossa trajetória. Viva a Vida…Alves. (José Bonifácio de Oliveira Sobrinho – Boni)

Um livro não deixa de ser um discurso. E, dentro da retórica, ele pode ser uma visão pessoal, uma visão lógica ou, então, focar no emocional.

Sumário

Índice
Apresentação – José Serra 05
Coleção Aplauso – Hubert Alquéres 07
Prefácio – José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni) Emoção – A Matéria de Nossa Trajetória 13
Apresentação – Vida Alves TV Tupi, Uma Linda História Linda de Amor 15
Éramos Um Só 17
Explicações 21
A Pré-história Desse Amor 23
O Amor Elegante 27
Sempre o Amor, Esse Alucinado 31
O Amor se Espalha 37
Brindando o Amor 39
O Amor e Suor, Muito Suor 41
O Amor nos Jovens Corações 45
1950 – Agitação Geral 47
Nasce a TV Tupi – A Pioneira 51
A Grande Inauguração 63
O Primeiro Programa Artístico 65
A Ocupação dos Estúdios 73
Programação pra Valer 79
Teledrama, o Grande Achado 85
Filmes de Longa-metragem 89
A Logomarca, ou… Que Nome Tinha Naquele Tempo? 91
Futebol – Romance – Circo – Balé 95
Romances – Contos – Estórias 99
Grandes Teatros na Televisão 107
Grandes Meninos 111
A Primeira Telenovela 113
A 2ª Emissora de Televisão 119
As Garotas-Propaganda 123
Uma Grande Família 129
O TV de Vanguarda 133
O Cinema 143
A Conquista do Mundo 145
Jornalismo, Informação Sempre 147
A Criança, o Jovem, a Aventura 155
A Aventura 161
Tribunal do Coração – 1º Programa Interativo 167
O Diretor de TV 169
A Redatora 171
O Céu é o Limite 173
A Mulher na TV 177
Os Mestres-de-Cerimônia 183
Um Repórter, um Produtor Musical e uma Grande Idéia. Aliás, Duas… 187
Almoço com as Estrelas 191
Seriados 193
Alô Doçura 199
TV de Comédia 201
TV Tupi 211
Novidades 217
Edifício Novo 219
A inauguração da Novacap 221
Programas e Programadores 227
Miss Brasil 229
A Novela Diária 231
Música, Divina Música 241
A Sonoplastia 255
A Produção dos Programas 257
A Expansão 265
Televisores 271
Os Patrocinadores 273
Divulgação – Premiação 275
Televisão = Imagem e Som 279
A Cor 283
E o Capitão Morreu… 287
Eu, dentro disso Tudo 289
A Despedida 291
O Tempo Passa… 293
Outras novidades 309
Voltamos a Falar de Amor 315
Greves 317
The End… or The Begining… 321
Resumo da Vida e da Carreira dos Astros da Teledramaturgia Brasileira 323

Dados Técnicos


Título: TV Tupi: uma linda história de amor
Coleção: Coleção Aplauso – Série Especial
Autor: Vida Alves
Editora: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo
Especificações: Brochura | Dimensões 23 cm x 31 cm | 416 páginas
Ano da Edição: 2008
ISBN: 978-85-7060-592-4

Coleção

A Coleção Aplauso, concebida pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, visa resgatar a memória da cultura nacional, biografando atores, atrizes e diretores que compõem a cena brasileira nas áreas de cinema, teatro e televisão. Foram selecionados escritores com largo currículo em jornalismo culturalparaesse trabalho em que a história cênica e audiovisual brasileiras vem sendo reconstituída de maneira singular. Em entrevistas e encontros sucessivos estreita-se o contato entre biógrafos e biografados. Arquivos de documentos e imagens são pesquisados, e o universo que se reconstitui a partir do cotidiano e do fazer dessas personalidades permite reconstruir sua trajetória.

A decisão sobre o depoimento de cada um na primeira pessoa mantém o aspecto de tradição oral dos relatos, tornando o texto coloquial, como seo biografado falasse diretamente ao leitor.

Um aspecto importante da Coleção é que os resultados obtidos ultrapassam simples registros biográficos, revelando ao leitor facetas que também caracterizam o artista e seu ofício. Biógrafo e biografado se colocaram em reflexões que se estenderam sobre a formação intelectual e ideológica do artista, contextualizada na história brasileira.

São inúmeros os artistas a apontar o importante papel que tiveram os livros e a leitura em sua vida, deixando transparecer a firmeza do pensamento crítico ou denunciando preconceitos seculares que atrasaram e continuam atrasando nosso país. Muitos mostraram a importância para a sua formação terem atuado tanto no teatro quanto no cinema e na televisão, adquirindo, linguagens diferenciadas: analisando-as com suas particularidades.

Muitos títulos exploram o universo íntimo e psicológico do artista, revelando as circunstâncias que o conduziram à arte, como se abrigasse em si mesmo desde sempre, a complexidade dos personagens.

São livros que, além de atrair o grande público, interessarão igualmente aos estudiosos das artes cênicas, pois na Coleção Aplauso foi discutido o processo de criação que concerne ao teatro, ao cinema e à televisão. Foram abordadas a construção dos personagens, a análise, a história, a importância e a atualidade de alguns deles. Também foram examinados o relacionamento dos artistas com seus pares e diretores, os processos e as possibilidades de correção de erros no exercício do teatro e do cinema, a diferença entre esses veículos e a expressão de suas linguagens.

Se algum fator específico conduziu ao sucesso da Coleção Aplauso: e merece ser destacado –, é o interesse do leitor brasileiro em conhecer o percurso cultural de seu país.

À Imprensa Oficial e sua equipe coube reunir um bom time de jornalistas, organizar com eficácia a pesquisa documental e iconográfica e contar com a disposição e o empenho dos artistas, diretores, dramaturgos e roteiristas. Com a Coleção em curso, configurada e com identidade consolidada, constatamos que os sortilégios que envolvem palco, cenas, coxias, sets de filmagem, textos, imagens e palavras conjugados, e todos esses seres especiais: que neste universo transitam, transmutam e vivem: também nos tomaram e sensibilizaram.

É esse material cultural e de reflexão que pode ser agora compartilhado com os leitores de todo o Brasil.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “LIVRO – TV Tupi: uma linda história de amor

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.