fbpx

LIVRO – Uma geração cinematográfica: intelectuais mineiros dos anos 50

Sinopse

Este livro, escrito por Elysabeth Senra de Oliveira, reúne, de maneira bem criativa, cidade, linguagem e política. A cidade é Belo Horizonte, a linguagem é a do cinema, a política é a dos anos 50, dos tempos de JK e do nacionalismo deste período.

Os atores são intelectuais e estudantes universitários de variada persuasão política e origem acadêmica, que na década de 50 criaram na capital mineira um Centro de Estudos Cinematográficos (1951) e uma Revista de Cinema (1954). Centro e revista constituíram, por uma década, um espaço público de debates acalorados sobre cinema, arte, ideologia, Brasil, e mundo.

O surgimento de tal espaço no acanhado ambiente cultural da Belo Horizonte da época constituiu fato marcante na vida da cidade e fenômeno importante da história social e cultural do país.

O livro faz parte do Selo Universidade da editora Annablume.

Dados Técnicos

Título: Uma geração cinematográfica: intelectuais mineiros dos anos 50
Coleção: Selo Universidade
Autor: Elysabeth Senra de Oliveira
Editora: Annablume
Ano da Edição: 2004
Formato: 11,5 cm x 20 cm, 148 páginas
ISBN: 85-7419-391-7

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.