fbpx

LIVRO – Vera Holtz: o gosto da vera

Sinopse

Um grande personagem é uma benção, um prêmio, mas também pode ser um problema. Para muita gente, Vera Holtz é, e provavelmente será para sempre, Pérola, a inesquecível personagem criada pelo autor Mauro Rasi, que ela transformou em um dos grandes sucessos do teatro brasileiro.

Mas, como demonstra nesta biografia escrita pela jornalista Ana Lúcia Ribeiro, Vera é muito mais do que Pérola; Ornela, de Belíssima, de Silvio de Abreu; Santana, de Mulheres Apaixonadas, de Manoel Carlos; ou Marta, de Presença de Anita, para citar apenas alguns de seus personagens mais recentes na televisão.

Paulista de Tatuí, muito ligada à família e aos amigos, Vera largou sua profissão de desenhista, numa firma de engenharia, para trabalhar naquilo que mais gostava: Teatro.

Foi uma trajetória difícil, mas também repleta de grandes momentos no palco (Um Certo Hamlet – Prêmio Shell de Melhor Atriz em 1991 – Ópera Joyce e O Retrato de Gertrude Stein Quando Homem, ambas de Alcides Nogueira) e no cinema (Bendito Fruto, Carlota Joaquina).

Nas palavras da autora, Vera é “um antídoto contra o baixo-astral, bacana, bagunceira, barulhenta, engraçada, divina-maravilhosa e uma atriz daquelas de talento gigantesco, destemido, indomável”.

Venha descobri-la nesta edição da Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do estado de São paulo, na sua proposta de resgate e registro da história cultural deste país.

Dados Técnicos

Título: Vera Holtz: o gosto da vera
Autor: Analu Ribeiro
Editora: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.