fbpx

LIVRO – Vlado 30 anos depois

Sinopse

No dia 25 de outubro de 1975, o jornalista Vladimir Herzog foi depor no DOI-CODI paulistano e nunca mais voltou. Sua morte, depois de tortura e a repercussão que teve, foi um momento fundamental na abertura e no início da fase final da ditadura militar que controlava o Brasil desde 1964.

Essa história real e eletrizante é contada por um dos melhores amigos de Herzog, o consagrado diretor João Batista de Andrade (biografado na Coleção Aplauso), neste roteiro do documentário Vlado, 30 anos Depois (2005).

É um verdadeiro registro histórico, com o próprio diretor servindo de repórter e narrador, contando na primeira pessoa toda a situação por que passou. O autor revive os fatos através de depoimentos inéditos de gente importante que nunca antes tomara a palavra dessa maneira. São amigos, familiares, colegas jornalistas (Herzog era, na época, diretor de Jornalismo da TV Cultura de São Paulo), que relembram os fatos e analisam as consequências, num documentário indispensável para o resgate de memória.

Um trabalho ao mesmo tempo muito pessoal e importante. E que também é comovente. Traz depoimentos de Clarice Herzog, José Mindlin, Ruy Ohtake, dom Paulo Evaristo Arns, rabino Henry Sobel, Fernando Morais, Paulo Markun, João Bosco, Aldir Blanc, Alberto Dines, Diléia Frate, Mino Carta, Rose Nogueira.

Trata-se de mais um lançamento da Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paullo, no seu trabalho de resgatar e registrar a história cultural do Brasil.

Dados Técnicos


Título: Vlado 30 anos depois
Coleção: Coleção Aplauso – Cinema Brasil
Autor: João Batista de Andrade
Editora: Imprensa Oficial de Estado de São Paulo
Ano da Edição: 2011
Encadernação: Brochura | 17,8 cm x 11,9 cm | 124 páginas
ISBN: 978-8570607607

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “LIVRO – Vlado 30 anos depois

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.