fbpx

Luca Alverdi

Biografia

FOTO Luca AlverdiLuca Alverdi é um montador e professor universitário nascido na cidade de Milão (Itália) no ano de 1965.

Em 1987, começou a trabalhar como editor assistente na mesma cidade onde nasceu. Ao longo dos anos, editou muitos comerciais de TV para os mercados europeus, africanos e do Oriente Médio, bem como documentários, curtas-metragens para cinema e televisão; além de vídeos de música, vídeo-arte, vídeo-poesia, vídeo-dança, etc.

No campo da publicidade, a sua colaboração com diretores como Marco Schillaci e Diamantino Ferreira foi particularmente gratificante. Ao lado do diretor Marina Spada, ele teve o prazer de trabalhar com o artista de renome mundial Arnaldo Pomodoro, e com o grande fotógrafo italiano Gabriele Basilico. Em 1996, Luca fundou a empresa Editors Diva filme, que era ativo em Milão por uma década. Entre 2003 e 2005, ele também foi Tutor do Montado na Scuola di Milano Cinema e Televisione (fondazionemilano.eu/cinema/).

No final de 2006, o diretor brasileiro Marcos Jorge convidou Luca para editar o filme de sucesso Estômago (2007), que inaugurou a sua carreira internacional como um editor de longa-metragem. Em 2009, ele foi nomeado para Melhor Montagem no Grande Prêmio Cinema Brasil, para o filme Estômago. No mesmo ano, ele saiu vencedor do prêmio de Melhor Montagem no na quinta Ibero Brasil Cine Festival, para o filme Arte de Roubar, dirigido por Leonel Vieira.

No início de 2013, Luca obteve o grau de Mestre em Cinema e Televisão na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Desde setembro de 2013, ele é professor pesquisador visitante em Artes Cinematográficas na Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo (Brasil).

Filmografia

:: Filmografia como Montador ::

2014 :: O Duelo
2014 :: Insônia
2013 :: Lines of Wellington
2012 :: A Casa Elétrica
2010 :: America
2008 :: Arte de Roubar
2007 :: Estômago

Bibliografia

Livros:

Internet:

LUCA ALVERDI – SITE OFICIAL. http://www.lucalverdi.com/.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.