fbpx

Luciana Vendramini

Biografia

FOTO Luciana Vendramini 01Luciana Regina Vendramini, em arte conhecida como Luciana Vendramini, é uma atriz brasileira nascida na cidade de Jaú, no interior de São Paulo, no dia 10 de dezembro de 1970.

Começou estudando e dando aulas de ballet clássico, quando recebeu em 1986 o convite da apresentadora Xuxa Meneguel para fazer parte do elenco de seu programa, na Rede Globo de Televisão, no Rio de Janeiro, como pretendente à compôr a equipe artística do Xou da Xuxa (como uma das Paquitas), porém perdeu para Ana Paula Guimarães. Após sair do programa, em 1987, foi Garota do Fantástico e, no mesmo ano, posou para um ensaio da Revista Playboy, quando ainda era menor de idade. Embora a revista afirmasse que as fotos tinham sido tiradas nos primeiros dias após a modelo completar dezoito anos, posteriormente soube-se que a modelo tinha apenas dezesseis anos quando as fotos foram tiradas. A edição fez grande sucesso.

Estudou interpretação com Antunes Filho. Participou das novelas da Rede Globo Vamp, dirigida por Jorge Fernando e Rei do Gado, dirigida por Luiz Fernando Carvalho. No teatro, participou do projeto multimídia Viagem ao Centro da Terra, dirigida por Ricardo Karman, numa montagem inusitada, nas obras do túnel sobre a Marginal Pinheiros, em São Paulo; destacou-se em Macario montagem de Marcos Vinícius de Arruda Camargo, no Tuca Arena, em São Paulo.

Luciana Vendramini foi casada com o cantor e compositor Paulo Ricardo, da banda RPM.

Depois de vários editoriais de moda, capas de grandes revistas de circulação nacional, fez seu primeiro ensaio para a Revista Playboy. Estreou como atriz no Teatro Bibi Ferreira com a peça Rapunzel. Em seguida, atuou no longa O Casamento dos Trapalhões e protagonizou o curta-metragem Trancado por Dentro, ganhador de vários prêmios no Festival de Gramado.

Atuou, recentemente, no curta-metragem Cirandar, de Sérgio Glasberg, e na peça 4.48 Psicose, de Sarah Kane, dirigida por Nelson de Sá. A peça ficou em cartaz por 06 meses em São Paulo e 15 dias em Curitiba, sendo sucesso absoluto de público e crítica. No segundo semestre, a peça estreou sua temporada na cidade do Rio de Janeiro além de viajar por outras grandes cidades do país. No final de 2003, fez seu segundo ensaio para a edição de aniversário da Revista Playboy.

Em 2011, juntamente com a atriz Giselle Tigre, protagonizou o primeiro beijo homossexual exibido em uma telenovela no país. O beijo foi na telenovela Amor e Revolução, produzida pelo SBT, entre as personagens Marcela, vivida por Luciana Vendramini, e Marina, vivida por Giselle Tigre.

Filmografia

2011 :: Intimidade
2003 :: Cirandar
1989 :: Solidão – Uma História de Amor
1988 :: O Casamento dos Trapalhões
1986 :: Trancado por Dentro

Bibliografia

Internet:

BLOG ÉTHOS. http://ethosvendramini.blogspot.com.br/

LUCIANA VENDRAMINI – SITE OFICIAL. http://www.lucianavendramini.com.br/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.