fbpx

Lúcio Alves

Biografia

Lúcio Ciribelli Alves, em arte conhecido como Lúcio Alves, é um ator e cantor brasileiro nascido em Cataguazes (MG) no dia 28 de janeiro de 1927.

Seu pai era farmacêutico e também maestro da banda local. Começou a tocar violão aos seis anos e aos dez, já no Rio de Janeiro, participou do programa de calouros Bombonzinho, na rádio Mayrink Veiga. Com o sucesso, tornou-se rival de Orlando Silva, e recebeu o titulo brincalhão de Cantor das Multidinhas. Participou dos grupos vocais Namorados da Lua e Anjos do Inferno, referência obrigatória para a sonoridade mais moderna de Os Cariocas. Gravou com Dick Farney, em 1954, talvez seu maior sucesso, Tereza da Praia. Voz anasalada, forte e de perfeita afinação, aliada ao violão de síncopes sutis e balanços sempre imitados, desenham a íntegra de sua personalidade artística, ao longo de quarenta anos de carreira.

Foi um dos precursores da bossa nova, participando ativamente do movimento. Atuou também como produtor e diretor de programas de Rádio e TV.

No cinema, estreou em 1945 no filme Não Adianta Chorar.

Não fez muito cinema, pois dedica-se quase integralmente à carreira de cantor.

Morreu em 03 de agosto de 1993, de enfarte, no Rio de Janeiro, aos 66 anos de idade.

Filmografia

1960 – Marido de Mulher Boa
1955 – O Rei do Movimento
1950 – Aglaia (inacabado)
1947 – Este Mundo é um Pandeiro
1945 – Não Adianta Chorar

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. . Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.