fbpx

Lucy Walker

Biografia

Lucy Walker é uma cineasta. Documentarista, usa técnicas da dramaturgia para fazer documentários, buscando personagens memoráveis em mundos que, outrora, seriam completamente fechados a ela.

Cresceu em Londres, na Inglaterra, onde fez seus primeiros trabalhos como diretora, dirigindo peças na escola. Durante a faculdade, na Universidade de Oxford, ela seguiu o mesmo caminho e suas peças ganharam prestigiosos prêmios da Oxford University Dramatic Society. Após graduar-se com um Bachelor of Arts (BA) Hons e um Master of Arts (MA) Oxon em Literatura, ela ganhou uma bolsa Fulbright para participar da New York University’s Graduate Film Program, onde ganhou seu Master of Fine Arts (MFA). Enquanto estava na NYU, ela trabalhou como DJ, período no qual ela conheceu Moby, responsável pela música de Lixo Extraordinário.

Além de Lixo Extraordinário, Lucy Walker dirigiu outro documentário que estreou no Festival de Sundance 2010: Countdown to zero, um filme aterrorizante sobre a atual ameaça de terrorismo e proliferação nuclear.

Seu filme anterior, Blindsight, estreou em Toronto e recebeu prêmios do público na Berlinale – Panorama Publikumspreis, Ghent, AFI e festival de Palm Spring, e indicações de Melhor Documentário no Grierson Awards 2007 e no British Independent Film Awards. Blindsight segue a jornada emocional de seis adolescentes tibetanos cegos que escalam o lado norte do Monte Everest com o seu herói, o alpinista cego americano Erik Weihenmeyer, e com o professor Sabriye Tenberken, que fundou a Braille Sem Fronteiras, a única escola para cegos no Tibete.

O primeiro documentário de Lucy Walker, Devil’s Playground, analisou as lutas dos adolescentes Amish durante o período de experimentação (rumspringa). O filme estreou em 2002 no Festival de Sundance e ganhou prêmios no Karlovy Vary e festival de Sarasota, além de três indicações ao Emmy como Melhor Documentário, Melhor Diretor e Melhor Edição, e a indicação de Melhor Documentário no Independent Spirit Award.

Lucy Walker dirigiu a série da Nickelodeon Blue’s Clues, pela qual foi indicada duas vezes para o Emmy de Melhor Direção de Programa Infantil. A diretora também ganhou vários prêmios por seus curtas-metragens.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.