fbpx

Lugar de quê? (2018)

Sinopse

Documentário que reúne cinco pacientes de saúde mental em um espaço de conversa com a diretora, onde interagem entre si, expondo suas opiniões e relatos pessoais. Com um desfecho surpreendente, o filme desconstrói o estereótipo da loucura ao interrogar os personagens sobre seu lugar no mundo.

A ideia principal do filme é gerar a identificação entre o espectador e os pacientes de saúde mental. Fato interessante sobre o processo de produção do documentário e a autonomia dos pacientes é a organização que tiveram para a atuação no filme.

A ideia da produção surgiu da experiência de trabalho da diretora, Karina Orquidia, no Centro de Convivência Recriar. Depois de conhecer de perto a vida de muitos usuários de saúde mental, a cineasta os sondou sobre a participação em um filme. O documentário começou como um trabalho de conclusão de curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual do IAD da UFJF, e ganhou corpo após ser aprovado na Lei Murilo Mendes de incentivo à cultura.

Lançado em 2018, Lugar de quê? já ganhou o prêmio de Melhor Filme do Júri Popular do festival Primeiro Plano 2018 – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades. Além disso, o documentário já foi exibido na II Mostra Arandu de Filmes Etnográficos (Mamanguape – PB), no ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual 2018 (Rio de Janeiro – RJ), no II Cine Birita! (São Paulo – SP), na 17ª Mostra de Audiovisual Universitário da América Latina (Cuiabá – MT) e no 4º Toró – Festival Audiovisual Universitário de Belém.

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Lugar de quê? (2018) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Karina Orquidia
Roteiro: Karina Orquidia
Produção Executiva: Karina Orquidia
Direção de Fotografia: Lucian Fernandes
Montagem: Daniel Madão e Karina Orquidia
Concepção Sonora: Douglas Rodrigues e Luís Eduardo Carmo

Brasil | Juiz de Fora | MG | Digital | cor | 2018 | 20 min.

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Lugar de quê?. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/lugar-de-que/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.