fbpx

Lui Mendes

Biografia

Luiz Cláudio Mendes, em arte conhecido como Lui Mendes, é um ator brasileiro nascido no Rio de Janeiro (RJ) no dia 31 de janeiro de 1971.

Filho de uma empregada doméstica, estudou no Colégio Pedro II, na Zona Sul do Rio, pois morava com sua mãe na casa da patroa, a quem chamava de avó. Ia, nos finais de semana, para a casa da mãe e com isso vivia em dois mundos bem diferentes.

Seu encontro com o teatro foi casual. Brincava na rua, era moleque e soltava pipa, perto do teatro Tablado, de Maria Clara Machado. Um dia, a diretora do Tablado estava chegando com sacolas e ele a ajudou a carregá-las. Ficaram amigos e ele fez o curso de graça.

Aos 15 anos já trabalhou numa peça, encenada lá, mas sua família não gostou, pois achava que ele deveria ser militar. O garoto, porém, tinha mesmo jeito pra coisa e na primeira peça que fez, num espetáculo profissional, que foi: Baile de Máscaras, ganhou o Prêmio Ator Revelação.

Na televisão, começou na Rede Globo, em 1993, na novela Sex-Appeal. Em 1994, fez Memorial de Maria Moura, uma belíssima minissérie. Em 1995, atuou em A Próxima Vítima. Em 1998, fez Corpo de Baile. Em 2004: Começar de Novo. Em 2006, trabalhou em Belíssima. Em 2008, fez o seriado Casos e Acasos. E em 2011, no SBT, a novela de Thiago Santiago, Amor e Revolução.

Fez algumas peças teatrais. Em 2008, fez o musical Aída, adaptação da ópera de Verdi, feita por Elton John. No mesmo ano, ele também apareceu no filme Show de bola, como ator principal.

Em 2012, participou do reality show A Fazenda, da TV Record.

Filmografia

:: Filmografia como Ator ::

2019 :: Solteira, quase surtando (Em Finalização)
2012 :: O Inventor de Sonhos …. Guimó
2010 :: 400 Contra 1 – A História do Comando Vermelho …. Maranhão
2008 :: Show de bola …. Tubarão
2004 :: Um Show de Verão …. Jeandro
2001 :: A Partilha …. Tonelada
1995 :: Filhos de Iemanjá …. Tiago
1991 :: Os Trapalhões e a Árvore da Juventude …. Mussum (jovem)/Antônio Carlos

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Lui Mendes. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/lui-mendes/
MUSEU DA TV. Lui Mendes. Disponível no endereço: http://www.museudatv.com.br/biografia/lui-mendes/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.