fbpx

Luis Sérgio Person (1936-1976)

Biografia

É conhecido sobretudo por ter dirigido dois clássicos do cinema brasileiro, São Paulo S/A, um contundente retrato da alienação e do desespero do cidadão médio perante a emergente e aguda industrialização iniciada no final dos anos 50, e O Caso dos Irmãos Naves, no qual usa um episódio verídico de injustiça e abuso de poder ocorrido durante o Estado Novo para traçar um paralelo com a repressão da ditadura militar da época, de forma crua e bastante corajosa.

Também dirigiu a malograda sátira Panca de Valente, no qual tenta retomar um estilo próximo ao das chanchadas da Atlântida e o curioso e subestimado Cassy Jones – O Magnífico Sedutor, uma delirante comédia urbana com toques da pornochanchada nascente (mas sem qualquer vulgaridade ou mau gosto, o erotismo aqui é perfeitamente adequado à trama), no qual se utiliza de vários estilos. Depois disso, decidiu enveredar pelo meio teatral, adquirindo o Auditório Augusta, no centro de São Paulo, e dirigindo espetáculos de excelente repercussão, como “Orquestra de Senhoritas”, de Jean Anouilh e “Entre Quatro Paredes”, de Jean Paul Sartre.

Em seus trabalhos, percebe-se a necessidade de Person de avaliar as pressões da sociedade contemporânea sobre o indivíduo, se utilizando de um estilo bastante moderno, inspirado no cinema italiano, sobretudo no Neorrealismo e na obra de cineastas como Francesco Rosi.

Faleceu tragicamente em um acidente automobilístico em 7 de janeiro de 1976, deixando duas filhas pequenas, Marina Person e Domingas Person, que futuramente se tornariam bem-sucedidas apresentadoras de televisão, sobretudo de programas musicais.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

1972 :: Cassy Jones, o Magnífico Sedutor
1968 :: Trilogia de terror
1967 :: O Caso dos Irmãos Naves
1965 :: São Paulo S/A

Bibliografia

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Luis Sérgio Person (1936-1976)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.