Luiz Carlos Barreto
Luiz Carlos Barreto Borges, em arte conhecido como Luiz Carlos Barreto, ou simplesmente Barretão, é um diretor de fotografia, diretor e produtor de cinema brasileiro nascido em Sobral, no Ceará, no dia 20 de maio de 1928. É casado com Lucy Barreto, com quem constituiu a Família Barreto, seus filhos cineastas Fábio Barreto, Bruno Barreto e a produtora Paula Barreto.
Vivendo desde 1947 na cidade do Rio de Janeiro, tornou-se um dos maiores produtores cinematográficos do Brasil. Como jornalista profissional, foi repórter e fotógrafo da Revista “O Cruzeiro” nos anos 50 até 1963, tendo sido correspondente dessa revista na Europa, durante os anos de 1953 e 1954.
Na profissão de repórter, cobriu importantes acontecimentos nacionais e internacionais e graduou-se em Letras pela Sorbonne, em Paris.
Barretão, como é conhecido, começou no cinema em 1961, como co-autor do roteiro e co-produtor do filme Assalto ao Trem Pagador, dirigido por Roberto Farias. Essa película obteve um enorme sucesso, tanto no Brasil, como no exterior. A partir de então começou uma série de grande produções cinematográficas, divididas com uma importante atividade política e cultural. Luiz Carlos Barreto é um dos homens chave do chamado Cinema Novo, revolucionou o Cinema latino Americano.
Como diretor de fotografia em cinema é autor das concepções fotográficas de Vidas Secas e Terra em Transe, que revolucionaram o estilo fotográfico dos filmes brasileiros.
Luiz Carlos Barreto, juntamente com sua mulher Lucy Barreto, detêm a marca da produção de mais setenta filmes brasileiros de curta e longa-metragens. Além dos filmes que marcam sua carreira como produtor, é pai de Bruno Barreto e Fábio Barreto – dois diretores dos mais importantes da geração Pós-Cinema Novo – e Paula Barreto, formada em Comunicação Social.
É um dos sócios do Grupo Consórcio Brasil, que junto com a Globosat administra o Canal Brasil.
:: Filmografia como Produtor ::
:: Assalto ao Trem Pagador
:: A Hora e a Vez de Augusto Matraga
:: O Padre e a Moça
:: Terra em Transe
:: Dona Flor e seus dois maridos
:: Bye Bye Brazil
:: Índia, a Filha do Sol
:: Inocência
1981 :: Menino do Rio
:: Luzia Homem
:: Ele, o Boto
:: Garrincha, Alegria do Povo
:: Amor Bandido
:: Memórias do Cárcere
:: Romance da Empregada
:: O Quatrilho
:: O Que É Isso, Companheiro?
:: Bela Donna
:: Bossa Nova
:: 2000 Nordestes
:: A Paixão de Jacobina
:: O Caminho das Nuvens
:: Filmografia como Diretor de Fotografia ::
:: Terra em Transe
:: Vidas Secas
:: Filmografia como Ele Mesmo ::
2019 :: Barretão
2015 :: Cordilheiras do Mar – A Fúria do Fogo Bárbaro
2008 :: 1958: O ano em que o mundo descobriu o Brasil
Fontes de Referência
Livros:
BALLERINI, Franthiesco. Cinema Brasileiro no Século 21. São Paulo: Summus Editorial, 2012.
Internet:
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Luiz Carlos Barreto. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/luiz-carlos-barreto/
WIKIPEDIA. Luiz Carlos Barreto. Disponível no endereço: http://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Carlos_Barreto
6 comentários sobre “Luiz Carlos Barreto”