fbpx

Luiz Carlos Maciel

Biografia

Luiz Carlos Maciel é um cineasta, diretor de teatro, conferencista, jornalista, professor, roteirista e escritor brasileiro nascido em Porto Alegre (RS) no dia 15 de março de 1938.

Escritor de vários livros, Luiz Carlos foi ainda colaborador do Pasquim e um dos fundadores da edição brasileira da revista Rolling Stones.

Lecionou teatro na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia onde, depois de estudos nos Estados Unidos, já era professor de Interpretação, Direção e Teoria de Teatro. No palco da escola, montou textos de Albee, Shaw, Tchecov e João Cabral de Melo Neto. Definido como o guru da contracultura, Maciel trabalhou, também, na TV Globo.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

1965 :: Society em Baby-doll

:: Filmografia como Ele Mesmo ::

2015 :: Cordilheiras do Mar – A Fúria do Fogo Bárbaro

Publicações

MACIEL, Luiz Carlos. Geração em Transe: Memórias do Tempo do Tropicalismo. : Nova Fronteira, 1997.
______. O Poder do Clímax: fundamentos do roteiros de cinema e TV. São Paulo: Giostri Editora, 2017.

Bibliografia

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Luiz Carlos Maciel. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/luiz-carlos-maciel/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.