fbpx

Luiz Gonzaga Assis de Luca

Biografia

Luiz Gonzaga Assis De Luca é um executivo do setor de exibição brasileiro. Graduado em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV), Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Exerceu o cargo de Diretor de Relações Institucionais do Grupo Severiano Ribeiro (Empresa Cinemas São Luiz S/A), voltado para a exibição cinematográfica. Ocupou também cargos de diretoria outras empresas, tais como FJ Lucas Vídeo, Circuito Sul-Paulista de Cinemas S.A. e Maurício de Souza Produções. Hoje é Presidente da Cinépolis Brasil.

Luiz Gonzaga De Luca foi Superintendente de Comercialização da EMBRAFILME – Empresa Brasileira de Filmes S/A, articulista do Jornal do Vídeo, publicou ensaios em diversos livros e jornais. Trabalhou também como Consultor nas comissões do BNDES (2002 e 2007), TV-CINEMA da TV Cultura (1996, SP), foi membro da comissão da Petrobrás (2003, 2005, 2007) para comercialização de filmes, Professor nos cursos de especialização Film & Television Business da FGV/IBRE/EAESP e IBMEC-Rio, e de mestrado em “Regulação Audiovisual” promovido pela ANCINE/UFRJ, Vice-Presidente da FENEEC – Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas, Diretor do Sindicato das Empresas Exibidoras Cinematográficas do Estado de São Paulo (SEECESP), Membro do Grupo de Trabalho para o Setor Audiovisual da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro (2007/2008), do Conselho de ética do CONAR (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária), e um dos fundadores do Cineclube da GV (SP, 1974), da FPCC (Federação Paulista de Cineclubes), e da distribuidora independente, DINAFILMES.

Nos últimos anos, especializou-se e fez doutorado em Cinema Digital, tendo lançado em 2004 o livro Cinema Digital: Um novo cinema?, publicado pela Coleção Aplauso, e em 2009, A hora do cinema digital sobre a delicado processo de transição para a projeção digital no Brasil.

Recentemente, no ano de 2010, Luiz Gonzaga Assis De Luca foi convidado pela rede mexicana Cinepólis para integrar sua diretoria.

Publicações

DE LUCA, Luiz Gonzaga Assis. Cinema Digital e 35mm. São Paulo: Campus-Elsevier, 2012.
BRITZ, iafa; BRAGA, Rodrigo Saturnino; DE LUCA, Luiz Gonzaga Assis; BARBOSA, Letícia de Souza; DIAS, Adriana. Film Business: o negócio do cinema. São Paulo: Campus-Elsevier, 2010.
DE LUCA, Luiz Gonzaga Assis. A Hora do Cinema Digital: Democratização e Globalização do Audiovisual. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.
______. Cinema Digital: um novo cinema?. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.

Bibliografia

Fontes de Referência

Livros:

ALMEIDA, Paulo Sérgio; OLIVEIRA, José Maria de. (org.). Quem é Quem no Cinema. Rio de Janeiro: Iluminuras, 2003.

Internet:

FILMEB. Luiz Gonzaga Assis de Luca. Disponível no endereço: http://www.filmeb.com.br/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Luiz Gonzaga Assis de Luca. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/luiz-gonzaga-de-luca/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “Luiz Gonzaga Assis de Luca

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.