fbpx

Luiz Severiano Ribeiro Neto

Biografia

FOTO Luiz Severiano Ribeiro NetoLuiz Severiano Ribeiro Neto é um empresário do setor de exibição brasileiro nascido no Rio de Janeiro (RJ) em 1950. Formado em Economia pela Universidade Gama Filho, é Diretor-Presidente do Grupo Severiano Ribeiro.

Desde muito jovem entregou-se aos negócios geridos pelas empresas da família, destacando-se nas áreas de programação e comercialização. Ainda hoje é o responsável pela programação semanal das salas do circuito, bem como pelos contatos e relações com representantes do mercado cinematográfico. É Presidente da recém-criada ABRACINE, que congrega os principais exibidores do país. Em 2008, o circuito do Grupo Severiano Ribeiro contava com cerca de 204 salas, parte delas em joint-venture com a UCI, e desde então continua modernizando seu parque exibidor com a criação de uma nova marca, a Kinoplex. Em 2010, Luiz Severiano Ribeiro Neto recebeu, em nome da empresa, a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, a mais importante comenda do município do Rio de Janeiro, concedida pela Câmara dos vereadores.

Presidente da rede Kinoplex/Grupo Severiano Ribeiro, empresa pioneira da exibição cinematográfica no Brasil, líder do mercado durante muitos anos. É neto de Luiz Severiano Ribeiro, que, em 1917, inaugurou as primeiras salas do grupo no Norte e Nordeste do Brasil, e filho de Luiz Severiano Ribeiro Jr., responsável pela consolidação do mercado exibidor em vários estados brasileiros e principal acionista da produtora Atlântida. Durante o ShowEast de 2002, uma convenção da indústria de cinema realizada em Orlando, foi o escolhido para receber o 2002 Media Sales International Achievement in Exhibition Award, o primeiro exibidor brasileiro a receber este prêmio. Participa ativamente das formulações de uma política para o setor, sendo um de seus principais representantes.

Bibliografia

Livros:

VAZ, Toninho; BRAGA, Vinícius Chiappeta. Grupo Severiano Ribeiro: 90 anos de cinema. Rio de Janeiro: Record, 2007.
VAZ, Toninho. O Rei do Cinema: a Extraordinária História de Luiz Severiano Ribeiro, o Homem Que Multiplicava e Dividia. Rio de Janeiro: Record, 2008.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.