Luiz Severiano Ribeiro Neto
Luiz Severiano Ribeiro Neto é um empresário do setor de exibição brasileiro nascido no Rio de Janeiro (RJ) em 1950. Formado em Economia pela Universidade Gama Filho, é Diretor-Presidente do Grupo Severiano Ribeiro.
Desde muito jovem entregou-se aos negócios geridos pelas empresas da família, destacando-se nas áreas de programação e comercialização. Ainda hoje é o responsável pela programação semanal das salas do circuito, bem como pelos contatos e relações com representantes do mercado cinematográfico. É Presidente da recém-criada ABRACINE, que congrega os principais exibidores do país. Em 2008, o circuito do Grupo Severiano Ribeiro contava com cerca de 204 salas, parte delas em joint-venture com a UCI, e desde então continua modernizando seu parque exibidor com a criação de uma nova marca, a Kinoplex. Em 2010, Luiz Severiano Ribeiro Neto recebeu, em nome da empresa, a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, a mais importante comenda do município do Rio de Janeiro, concedida pela Câmara dos vereadores.
Presidente da rede Kinoplex/Grupo Severiano Ribeiro, empresa pioneira da exibição cinematográfica no Brasil, líder do mercado durante muitos anos. É neto de Luiz Severiano Ribeiro, que, em 1917, inaugurou as primeiras salas do grupo no Norte e Nordeste do Brasil, e filho de Luiz Severiano Ribeiro Jr., responsável pela consolidação do mercado exibidor em vários estados brasileiros e principal acionista da produtora Atlântida. Durante o ShowEast de 2002, uma convenção da indústria de cinema realizada em Orlando, foi o escolhido para receber o 2002 Media Sales International Achievement in Exhibition Award, o primeiro exibidor brasileiro a receber este prêmio. Participa ativamente das formulações de uma política para o setor, sendo um de seus principais representantes.
Livros:
VAZ, Toninho; BRAGA, Vinícius Chiappeta. Grupo Severiano Ribeiro: 90 anos de cinema. Rio de Janeiro: Record, 2007.
VAZ, Toninho. O Rei do Cinema: a Extraordinária História de Luiz Severiano Ribeiro, o Homem Que Multiplicava e Dividia. Rio de Janeiro: Record, 2008.