fbpx

Luiza Lusvarghi

Biografia

Luiza Cristina Lusvarghi, também conhecida como Luiza Lusvarghi, é uma jornalista, pesquisadora de cinema e audiovisual e professora brasileira. Graduada em Letras (Português-Inglês) no ano de 1977, pela FASB, em Comunicação Social (Jornalismo) pela PUC São Paulo, em 1986, com Mestrado em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, em 2002, sobre a MTV Brasil. É Doutora pela ECA-USP (2007), sobre Cidade de Deus e Cidade dos Homens.

Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Estudo dos Meios e da Produção Mediática e dos processos de transmidiação na convergência entre Cinema e Televisão.

É autora de Cinema nacional e World Cinema (2010), O Crime Como Gênero na Ficção Audiovisual da América Latina (2018), além de ser organizadora da coletânea Cinema, Representação e Relações de Gênero (2018) e Mulheres atrás das câmeras: as cineastas brasileiras de 1930 a 2018 (2019). Assina o blog Femme Fatale.

É vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Cinema da Intercom, integrante do Coletivo Elviras de Críticas de Cinema. Colabora com os cursos de Especialização da FMU e UAM-SP. É membro da Abraccine, sendo diretora entre 2015 e 2019.

Recentemente, desenvolve pesquisa sobre a produção original da Netflix para a América Latina.

Publicações

LUSVARGHI, Luiza. Cinema nacional e World Cinema: Globalização, novas tecnologias e exclusão na produção audiovisual brasileira. Manaus: Edições Muiraquitã, 2010.
______. De MTV a Emetevê. Pós Modernidade e Cultura Mcworld da Televisão Brasileira. São Paulo: Editora de Cultura: 2007.
______. O Crime Como Gênero na Ficção Audiovisual da América Latina. Curitiba: Appris, 2018.
______.; ALVIM, Luiza Beatriz; NASCIMENTO, Genio (org). Cinema, Representação e Relações de Gênero. São Paulo, Intercom e E-Galáxia, 2018.
______; MAURO, R. (Org.); PENNER, T. (Org.); DANTAS, S. (Org.); SUZUKI, H. (Org.); BARROS, R. (Org.); SALGADO, W. L. (Org.). Narrativas criminais na ficção seriada da América Latina. São Paulo, Brasil: ECA USP, 2016.
______. SILVA, Camila Vieira da. Mulheres atrás das câmeras: as cineastas brasileiras de 1930 a 2018. São Paulo: Estação Liberdade, 2019.
______; TROTTA, Felipe; GOMES, Isaltina. Ficção, Identidade e Imaginário no Audiovisual Nordestino in Fora do Eixo Indústria da Música e mercado audiovisual no Nordeste. Recife: Editora Universitária UFPE, 2010.

Bibliografia

Internet:

HITÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Luiza Lusvarghi. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/luiza-lusvarghi/
PLATAFORMA LATTES. Luiza Lusvarghi. Disponível no endereço: http://lattes.cnpq.br/9103606191449537

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.