fbpx

Luiza Maranhão

Biografia

Luiza Maranhão é uma atriz brasileira nascida em Canoas (RS) no dia 20 de setembro de 1940.

Adolescente, queria ser dentista, mas gostava mesmo é de cantar. Em 1953, fez sua estreia na Rádio Gaúcha. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Rádio Record, onde ficou até 1959, chegando a participar de alguns programas de televisão. Vai então para o Rio de Janeiro, na TV Tupi. Nessa época estreou no teatro, a convite de Joe Lester e Arlette Lester. Integrou o Grupo de Geisa Bôscoli e até alguns shows de Carlos Machado.

Em 1960, participou de um grande espetáculo em Salvador em homenagem a Juscelino Kubitschek, então Presidente da República, quando conheceu Glauber Rocha, que a convidou para participar do filme Barravento. Antes, já tinha recusado um convite do produtor francês Jacques Gibault para trabalhar em O Santo Módico. Em 1962, fez sua melhor película, Assalto ao Trem Pagado, como Zulmira, a mulher de Tião Medonho, e fica conhecida em todo o Brasil.

No final dos anos 1960, não concordando com os rumos da cultura brasileira diante do regime militar, muda-se para a Itália, alternando sua moradia entre os dois países.

Em 1990, aparece pela última vez na televisão, nas minisséries Mãe de Santo, pela extinta TV Manchete, e Escrava Anastácia, produzida pela TV Globo. Na Itália, casou-se com Mário Cereghino e segue sua carreira de cantora e produtora cultural.

Em dezembro de 2005, após quinze anos desaparecida e até dada como morta por alguns, foi encontrada na Itália pela jornalista Maria do Rosário Caetano, a quem concedeu longa entrevista publicada no jornal O Estado de S.Paulo, em 03 de dezembro de 2005.

Filmografia

1986 :: Chico Rei
1981 :: Boi de Prata
1967 :: Garota de Ipanema
1966 :: A Grande Cidade
1964 :: Ganga Zumba
1962 :: Assalto ao Trem Pagado
1962 :: Barravento
1961 :: A Grande Feira

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Luiza Maranhão. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/luiza-maranhao/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Luiza Maranhão

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.