fbpx

Lula Buarque de Hollanda

Biografia

Lula Buarque de Hollanda é um cineasta e produtor brasileiro nascido no Rio de Janeiro (RJ) em 1963. Formado em Antropologia pela UFRJ e mestrado em Estudos Cinematográficos na Universidade de Nova York, é um dos sócios-fundadores da empresa produtora carioca Conspiração Filmes.

Dirigiu e produziu especiais musicais sobre Marisa Monte, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Caetano Veloso e o grupo Titãs, além de videoclipes para diversos artistas nacionais e filmes publicitários.

Estreou no cinema dirigindo o documentário Pierre Fatumbi Verger: Mensageiro entre dois mundos (1999). Em 2003, fez sua estréia como diretor de um longa de ficção com Casseta & Planeta – A taça do mundo é nossa.

Em 2005, trabalhou na direção de episódios da série televisiva Mandrake, exibida no canal pago HBO. Em parceria com Carolina Jabor, dirigiu O Mistério do samba, exibido na Mostra Cinema na Praia do Festival de Cannes 2008 eleito o melhor documentário de 2008 pela Academia Brasileira de Cinema.

Como diretor de documentários, além de Pierre Fatumbi Verger: Mensageiro entre dois mundos (1999), dirigiu O Mistério do samba (2008), este em parceria com Carolina Jabor; e O Muro (2017).

Em 2013, dirigiu o filme de ficção O Vendedor de passados (2013), adaptação para o cinema do romance do escritor angolano José Eduardo Agualusa.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

2019 :: Gilberto Gil – Antologia Vol. 1
2017 :: O Muro
2013 :: O Vendedor de passados
2008 :: O Mistério do samba
2003 :: Casseta & Planeta – A taça do mundo é nossa
2000 :: Filhos de Gandhy
1999 :: Pierre Fatumbi Verger: Mensageiro entre dois mundos

:: Filmografia como Produtor ::

2017 :: O Muro
2012 :: À Beira do Caminho
2002 :: Viva São João!

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Lula Buarque de Hollanda. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/lula-buarque-de-hollanda/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Lula Buarque de Hollanda

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.