fbpx

Mamirauá (2018)

Documentário sobre a vida dos ribeirinhos em 14 comunidades e duas Terras Indígenas, localizadas em Mamirauá, a maior e mais antiga Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Brasil. Trata-se de um dos poucos tipos de unidade de conservação que, em vez de evacuar os moradores, promove sua educação ambiental.

Essa região da várzea amazônica, localizada no Médio Solimões, se caracteriza por ciclos anuais de cheia e vazante, obrigando a população a adaptar-se à variação no nível das águas, que pode chegar a quinze metros entre a estação seca e a cheia. A vida dos ribeirinhos é documentada sob grande variedade de aspectos, envolvendo pesca, agricultura, culinária, formas de organização comunitária, entre outros.

O documentário está baseado no encontro de ribeirinhos com a equipe de filmagem com Tito Martins, habitante da região de Boca de Mamirauá, durante a primeira incursão da equipe à região. Tito é convidado a atuar como guia. No final das filmagens da seca, Tito recebe uma câmera digital para fazer registros da transição para a estação chuvosa, tornando-se apto a documentar sua região.

Elenco

Alailton
Ivanilde
Josimar
Padre Antônio

Tito Martins
Tuxaua Manoel
Vice tuxaua Ednaldo

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Mamirauá (2018) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Silvio Da-Rin
Roteiro: Silvio Da-Rin e Fernando Mozart
Pesquisa: Silvio Da-Rin
Produção: Silvio Da-Rin
Produção Executiva: Martha Ferraris e Thais Mello
Direção de Fotografia: Lula Araújo e Rodrigo Graciosa
Câmera: Mario Franca e Rodrigo Graciosa
Assistente de Câmera: Adriana Rezende e Italo Vasconcellos
Câmera Adicional: Ítalo Vasconcelos, Lula Araújo e Tito Martins
Montagem: Célia Freitas e Joana Collier
Som Direto: Altyr Pereira
Mixagem: Marcito Viana
Empresa Produtora: Diálogo Comunicação

Brasil | Documentário | cor | 90 min. | 2018 | AM

Classificação Indicativa: Livre

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Mamirauá. Disponível no endereço: https://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/mamiraua/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.