fbpx

Manobra Radical (1991)

Sinopse

Surfista vive um idílio de sol e mar com seus colegas de prancha. Um dia, ao viajar pela costa brasileira, conhece Paula, uma menina rica e refinada, e muito diferente dele. Apaixonam-se e ela engravida. Seu pai só aceita a união desde que o menino largue o surf, vista paletó e gravata na sua empresa.

A não utilização de dublês é uma característica interessante do filme. João Capilé, Eraldo Gueiros, Glenda Koslowski, Dominique Scudera e José Roberto Anibal eram surfistas profissionais na época. Glenda Koslowski foi a primeira campeã mundial de Bodyboard brasileira. Anos depois se tornou apresentadora e reporter do programa esportivo Globo Esporte.

Este filme é uma produção e roteiro de Alberto Salvá e é a estréia de Elisa Tolomelli como diretora e marca também a estréia de Du Moscovis.

Outra curiosidade é que as vozes de João Capilé e Eraldo Gueiros foram dublados.

O filme ganhou os prêmios de Melhor Fotografia (Pedro Farkas) e Melhor Montagem (Amauri Alves e Raimundo Higino), no V Festival de Cinema de Natal (RN) em 1991.

Elenco

João Capilé
Eraldo Gueiros
Glenda Koslowski
Dominique Scudera
José Roberto Anibal
Cecil Thiré
José de Abreu
Imara Reis
Françoise Forton
Otávio Augusto
Ana Lúcia Torre
Herson Capri
Du Moscovis
Flávia Monteiro

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Manobra Radical (1991) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Elisa Tolomelli
Roteiro: Alberto Salvá
Produção: Alberto Salvá
Direção de Fotografia: Pedro Farkas
Montagem: Amauri Alves e Raimundo Higino
Companhias Produtoras: Alberto Salvá Produções Artísticas Ltda. | Loira Filmes | ACL Produções
Distribuição: Grupo Severiano Ribeiro

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Manobra Radical. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/manobra-radical/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “Manobra Radical (1991)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.