fbpx

Manoelita Lustosa (1942-2014)

Biografia

FOTO Manoelita LustosaManoelita Lustosa foi uma Atriz, Cantora, Radialista, Escritora e Poetisa brasileira nascida na cidade de Pirapora, MG, no dia 25 de março de 1942. Faleceu em Belo Horizonte no dia 01 de julho de 2014.

A atriz Manoelita Lustosa, mineira de Pirapora e criada em Sete Lagoas, tem uma história de vida repleta de lutas que acabaram levando-a a viver momentos especiais na área artística.

Filha de pai pernambucano e mãe mineira, ainda menina ela vivia em cima de uma cadeira imitando os ídolos do rádio.

Já casada, ao mudar-se para Timóteo, MG, no Vale do Aço, Manoelita Lustosa entrou para a carreira política, assumindo em períodos distintos as secretarias municipais de cultura de Timóteo e Coronel Fabriciano.

Graduada em Letras e Filosofia, Manoelita Lustosa também foi jornalista e escritora de contos e poemas, cuja maioria ainda se mantém inédita.

A mudança para Belo Horizonte no início da década de 90 marcou mais um capítulo na vida da atriz, que estreou profissionalmente no teatro em 1994, no espetáculo Tio Vânia, de Tchecov, sob a direção de Luiz Carlos Garrocho e Walmir José.

Posteriormente, fez o musical Na Era do Rádio, com direção de Pedro Paulo Cava, seguido de uma série de comédias ao lado de Ílvio Amaral, entre as quais A Comédia dos Sexos e É Dando Que Se Recebe.

Na TV, fez participação em Laços de Família (2000) e trabalhou em Mulheres Apaixonadas (2003), JK, na Rede Globo, e Esmeralda (2004) no SBT.

No cinema, Manoelita Lustosa participou dos filmes Depois daquele baile (2005), Os 12 Trabalhos (2007) e O Segredo dos Diamantes (2014).

Em 2007, participou da novela Maria Esperança, do SBT. Em seguida, transferiu-se para a Rede Record onde integrou o elenco da novela Amor e Intrigas (2007), Poder Paralelo (2009), Vidas em Jogo (2011) e Balacobaco (2012).

Seu último trabalho foi como a japonesa Terezinha Cho na novela Dona Xepa (2013) também da Rede Record.

Manoelita Lustosa morreu em sua casa em Minas Gerais numa terça-feira, dia 01 de julho de 2014, vítima de insuficiência respiratória. A notícia foi informada pela Rede Record. O corpo de Manoelita Lustosa foi velado e sepultado no Cemitério Parque da Colina, em Belo Horizonte, MG. Era viúva e deixou três filhas Manoela, Maria Bethânia e Mariana, e seis netos.

Filmografia

2014 :: O Segredo dos Diamantes
2007 :: Os Doze Trabalhos …. Norma
2005 :: Depois daquele baile …. Dona Cleide

Bibliografia

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.