fbpx

Marc Ferrez (1843-1923)

Biografia

Marc Ferrez foi um fotógrafo pioneiro, empresário e diretor de fotografia brasileiro nascido no Rio de Janeiro (RJ) em 07 de dezembro de 1843.

Como fotógrafo, retratou cenas dos períodos do Império e início da República brasileira, entre os anos de 1865 a 1918. Suas obras retrataram o cotidiano brasileiro na segunda metade do século XIX. Juntamente com o fotógrafo alagoano Augusto Malta, registrou imagens das transformações decorrentes da reurbanização empreendida pelo então prefeito do Rio de Janeiro, Francisco Pereira Passos, no início do século XX.

Depois, com seu filho, Júlio Ferrez, foi pioneiro na importação de filmes e aparelhos de projeção através de contratos com as francesas Gaumont e Pathé-Frères. Inauguram em 1907 o segundo cinema do Rio de Janeiro, o Cine Pathé.

Aventurou-se pouco no cinema, deixando essa função para seu filho, mas fotografa o filme O Triunfo de Nero, em 1908, e dirigiu O Caçador de Esmeraldas, em 1915.

Faleceu em 12 de janeiro de 1923, aos 79 anos de idade, no Rio de Janeiro.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor de Fotografia ::

1908 :: O Triunfo de Nero

:: Filmografia como Diretor ::

1915 :: O Caçador de Esmeraldas

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antônio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/marc-ferrez/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.