fbpx

Marcello Castilho Avellar (19-2011)

Biografia

Marcello Castilho Avellar foi um crítico brasileiro especializado na área de cinema e de artes cênicas. Autodidata, professor de História do Teatro e integrante do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC-BH). Escrevia como poucos sobre qualquer assunto. Enciclopedista da modernidade, ele abordava temas relacionados à história, política, filosofia e artes em geral – principalmente cinema.

Como homem de teatro, Marcello lecionou na Fundação Clóvis Salgado, na Oficina de Teatro de Pedro Paulo Cava – onde, aliás, se formou – e também na PUC Minas. Dirigiu alguns espetáculos de sucesso, entre eles o monólogo Vincent, de Jefferson da Fonseca, baseado nas cartas dos irmãos Théo e Vincent Van Gogh.

Com sua aguçada sensibilidade de crítico de cinema e de artes cênicas, ele ajudou a consolidar o trabalho de artistas mineiros que hoje têm projeção nacional, entre eles os cineastas Helvécio Ratton e Paulo Thiago, os grupos teatrais Giramundo e Galpão, e as companhias de dança Corpo e 1º Ato.

A Associação Curta Minas lamentou a morte prematura do crítico Marcello Castilho Avellar, crítico de cinema do Jornal Estado de Minas, e se solidariza com seus familiares e amigos.

A morte de Marcello foi encarada como uma perda irreparável para o cinema mineiro, pois este perde um de seus mais apaixonados admiradores. E não apenas o cinema e a crítica se encontram de luto, mas a cultura mineira, pois Marcello era mais do que um mero entusiasta desta, e sim alguém que acreditou e viveu a cultura como uma filosofia de vida.

O velório do jornalista foi no Teatro Alterosa, localizado na Av. Assis Chateaubriand, 499, bairro Floresta, em Belo Horizonte, seguindo para o Velório 3 do Cemitério do Bonfim, onde o corpo foi enterrado no dia 03 de novembro de 2011.

Livros Publicados

AVELLAR, Marcello Castilho; REIS, Glória. Pátio dos Milagres: 35 anos do Palácio das Artes, um retrato. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais / Fundação Clóvis Salgado, 2006.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.