fbpx

Marcello Marques

Biografia

Marcelo Amaral Marques, em arte mais conhecido como Marcello Marques, é um cineasta e diretor de fotografia brasileiro nascido em Belo Horizonte (MG) em 1978. Formou-se em publicidade e propaganda em 2000, com pósgraduação em cinema em 2002, ambas pela PUC-MG.

Entre 2000 e 2006, fez diversos cursos de especialização como Fotografia de Still na Studio Image (MG) em 2000 e Direção Fotográfica, na Stein (SP), em 2005.

Iniciou sua carreira como fotógrafo freelancer para produtoras e cineastas independentes. Entre 2004 e 2007, foi sócio-diretor da produtora Paldéia Cinema e atualmente da produtora Sui Generis. Estreiou como Diretor de Fotografia, em 2002, no curta Olho de Sogro.

Atua também no mercado publicitário, com comerciais, institucionais, documentários e videoclipes, produzidos nos novos formatos da cinematografia digital (DVCam, HDV, Betacam, DV24P, HD).

Filmografia

Filmografia:

2002-Olho de Sogro (CM); 2003-Retrato Inacabado (CM); Confiança (CM); Jogando Pelo Amanhã (CM); Vão (Da Solidão) (CM); 2004-Eterno Efêmero (CM); Mais Um Dia (CM); Vivalma (CM); Antropofágica (CM); Fim das Coisas (CM); Cemitério do Peixe (CM); 2005-A Entrega (CM); Dejavu (CM); Contemporâneo (CM); 2006-Nauze (CM); Brincadeira de Criança (CM); Ilusão de Ótica (CM) (dir.) (codir José Inácio Garcia); 2007-A Última Valsa (CM) (dir.);
Fora de Ordem.

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.