fbpx

Marcelo Adnet

Marcelo França Adnet, em arte mais conhecido como Marcelo Adnet, é um ator, músico, comediante, rotirista, apresentador de tv e jornalista brasileiro nascido no Rio de Janeiro (RJ) no dia 05 de setembro de 1981. Formou-se em jornalismo pela PUC do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Marcelo nasceu no Rio de Janeiro, filho de Regina Cocchiarale (ex-modelo e figurinista) e de Francisco Adnet, e tem uma irmã mais nova, Luiza, que desempenha papéis de atriz além de ser bailarina clássica. Cresceu no bairro de Humaitá, na Zona Sul do Rio. A maior parte de sua família é envolvida com a arte; seu pai compunha jingles publicitários. Marcelo cresceu tendo seu lado artístico estimulado, era sempre elogiado pelas suas imitações de apresentadores de TV.

Sua carreira artística e humorística começou ainda na Faculdade de Comunicação, quando um amigo e colega de curso, Fernando Caruso, o convidou para fazer uma peça de improviso, Z.É. – Zenas Emprovisadas, que na época procurava um quarto elemento. Além de Caruso, a peça conta até hoje com Rafael Queiroga e Gregorio Duvivier, estreou em 2003, tornando os atores conhecidos no estado do Rio de Janeiro. Tradicionalmente fica em cartaz dois meses por semestre no Rio de Janeiro, depois a peça viajou pelo Brasil. No caso de Adnet, a peça rendeu pontas em programas humorísticos da Rede Globo, como Toma Lá Dá Cá e A Grande Família, além de comerciais da Volkswagen, Oi e do Itaú, o papel do advogado Júnior no seriado Mandrake, do canal pago HBO e gravar alguns episódios do Cilada, do Multishow, como o paulista Pedro Paulo.

Destacou-se pelas imitações que costuma fazer de personalidades famosas, entre as quais as de Silvio Santos, Cid Moreira, Pedro Bial, Dinho Ouro Preto, Selton Mello e José Wilker. Depois de fazer parte do elenco de uma peça de improviso, fazer comerciais e pontas em seriados, foi contratado pela MTV Brasil para apresentar o programa 15 Minutos, que em pouco tempo se tornaria o maior sucesso de crítica e audiência da emissora, no ano de 2008.

Estreou no cinema em 2003 no curta Manifesto Silencioso.

Estreia na TV Globo no seriado A Diarista, depois Malhação, ambos em 2005, depois Multishow com o programa Cilada, em 2007 e atualmente apresenta os programas 15 Minutos e Furfl es MTV, pela MTV Brasil.

Em 2008, no teatro, participou da peça Advocacia Segundo os Irmãos Marx.

Além do Adnet ao Vivo, apresentou o Comédia MTV. Foi considerado pela revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.

Marcelo interpretou Tavico no filme Podecrer!, de Arthur Fontes, divulgando-o no Rockgol da MTV, que se interessou pelo mesmo e o contratou para comandar o humorístico 15 Minutos, programa em que ele dá suas opiniões sobre assuntos diversos, imitando famosos e fazendo paródias musicais. O programa foi o maior sucesso de crítica e audiência no ano de 2008, conseguindo índices de audiência impressionantes para o canal. O formato curto e rápido do seu programa serviu de inspiração para que a MTV criasse mais nove programas com a mesma duração.

Em abril de 2010, estreou uma coluna, que sai aos sábados, no caderno de esportes do jornal O Globo. No mesmo ano, em 15 de maio, casou-se com sua colega de trabalho, a humorista e apresentadora Daniella Giusti, a Dani Calabresa. No teatro, além da Z.É. Zenas Emprovisadas, está em cartaz com o Comédia Ao Vivo com Dani Calabresa, Fabio Rabin e Luiz França no elenco fixo.

Filmografia

:: Filmografia como Ator ::

2021 :: Nas Ondas da Fé
2016 :: Os Penetras 2 – Quem dá mais?
2012 :: Os Penetras
2011 :: As Aventuras de Agamenon – O Repórter
2011 :: Onde está a felicidade?
2010 :: Heleno
2010 :: Muita calma nessa hora
2009 :: Apenas o fim
2009 :: A Mulher Invisível
2008 :: O Diário de Tati …. Maurinho
2008 :: Polaróides Urbanas …. taxista
2007 :: Xuxa em Sonho de Menina …. Elói
2007 :: Podecrer!
2003 :: Manifesto Silencioso (CM)

:: Filmografia como Roteirista ::

2021 :: Nas Ondas da Fé

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

BLOG DO MARCELO ADNET. http://www.marceloadnet.com.br/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Marcelo Adnet. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/marcelo-adnet/
WIKIPEDIA. http://pt.wikipedia.org/wiki/Marcelo_Adnet

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “Marcelo Adnet

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.