fbpx

Marcelo Corpanni, abc

Biografia

FOTO Marcelo CorpanniMarcelo Corpanni de Andrade, em arte mais conhecido como Marcelo Corpanni, é um diretor de fotografia e ator brasileiro nascido em São Paulo (SP) em 1963. É Membro da Associação Brasileira de Cinematografia (ABC) e da União dos Diretores de Fotografia de São Paulo (UDFSP).

Formou-se como ator em 1985 e foi no teatro que teve seu primeiro contato com iluminação sendo assistente de Davi de Brito, iluminador de Antunes filho, no espetáculo Rinoceronte do diretor Ivan Feijó.

Em 1988, começou na área de efeitos especiais, na EB Produções, como assistente de Rui Ribeiro da Luz. No ano seguinte, 1989, foi convidado a fazer parte da equipe da produtora de comerciais Ultima Filmes, do diretor e fotografo Ronaldo C. Moreira, onde atuou nas áreas de efeitos especiais, assistente de montagem, direção e fotografia.

Estreou como diretor de fotografia no curta Dedos de Pianista, produção gaúcha dirigida por Paulo Nascimento. Em seguida, em 1996, realiza a fotografia de seu primeiro longa metragem foi Contos de Ligya, de Del Rangel, iniciando uma parceria de mais dois longas, Os Cristais Debaixo do Trono e Contos de Natal.

Com o seu quarto longa Tainá, Uma Aventura na Amazônia, de Tânia Lamarca e Sergio Bloch recebeu prêmio de Melhor Fotografia no V Brazilian Film Festival of Miami.

Assinou a fotografia de dois filmes do renomado diretor Sérgio Bianchi, Quanto Vale ou é Por Quilo e Os Inquilinos. Marcelo Corpanni também é responsável pela fotografia de videoclipes de alguns dos maiores nomes da música brasileira, além de bandas famosas.

Com o diretor Maurício Eça, fotografou vídeo clipes premiados como Diário de Um Detento, dos Racionais Mc’s e Admirável Chip Novo, da cantora Pitty. Trabalhou também com artistas como DMN, 509 e, Capital Inicial, CPM 22, Pedro Camargo Mariano, Maria Rita, Claudio Zoli, Tijuana, Emicida, Negra Lee, entre outros.

Em 2004, com o vídeo clipe Loadeando, de Marcelo D2, dirigido por Jonhnny Araújo, recebe prêmio de melhor fotografia no Vídeo Music Brasil Awards da MTV Brasil.

No ramo da publicidade, já fotografou mais de 750 comercias ao longo de 19 anos de carreira, entre eles clientes como Tim, Nokia, Audi, Centrun, Natura, Oral B, Fiat, Kaiser, Motorola, Brahma, Guaraná Antártica, Bic, Mastercard, Ford, Semp Toshiba, Vivo, Procter & Gamble, Arno, Claro, Nivea, Net, Renault, Bradesco, Sadia, GM, Volkswagen, Mitsubishi, Nike, Nestlé, American Airlines, ABN Amro Bank e Unilever.

Em 2010, nos 10 anos da Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), recebeu a chancela ABC, por destaque de seu trabalho realizado ao longo de sua carreira.

Em 2011, assinou a direção de fotografia do longa metragem Bruna Surfistinha – O Filme com a atriz Deborah Secco, com produção da TV Zero e direção de Marcus Baldine. O filme é uma adaptação cinematográfica do livro O Doce Veneno do Escorpião, que retrata a vida a ex-prostituta Bruna Surfistinha.

Em 2013, assinou a fotografia de cinco episódios da série PSI da HBO, criação de Contardo Calligaris com direção de Marcus Baldine, Alex Gabassi e Paulo Machline.

Em 2014, fotografou o filme Apnéia, de Maurício Eça.

Seu último longa metragem, Reza a Lenda, de Homero Olivetto, tem estréia prevista para 2016, com Cauã Reymond, Sofhie Charlotte, Humberto Martins e Jesuíta Barbosa.

Filmografia

2015 :: Reza a Lenda
2014 :: Apnéia
2011 :: Bruna Surfistinha – O Filme
2009 :: Os Inquilinos
2004 :: Quanto Vale ou é Por Quilo
2004 :: Cada Um Com Seus Problemas (CM)
2002 :: Ex-Inferis (CM)
2001 :: Os Cristais Debaixo do Trono
2001 :: Contos de Natal
1999 :: Tainá, Uma Aventura na Amazônia
1997 :: Dedos de Pianista (CM)
1996 :: Contos de Ligya

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antônio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

Internet:

CORPANNI. http://www.corpanni.com/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Marcelo Corpanni. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/marcelo-corpanni/
IMDB. Marcelo Corpanni. Disponível no endereço: http://www.imdb.com/name/nm0996676/
LINKEDIN. Marcelo Corpanni. Disponível no endereço: http://www.linkedin.com/profile/view?id=272930246
UDFSP. Marcelo Corpanni. Disponível no endereço: http://www.udfsp.com.br/wp/?ubltangoportfolio=marcelo-corpanni

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.