fbpx

Marcelo Díaz

Marcelo Farias Ruiz Díaz, em arte conhecido como Marcelo Díaz, é um cineasta, roteirista e produtor brasileiro nascido no dia 09 de junho. É sócio da produtora Diazul de Cinema.

Realizou os filmes Oficina Perdiz (2006), Galeno, Curumim Arteiro (2009), Desdobráveis (2013), Restrutural (2014), Terra de Luz (2016), dentre outros, exibidos em canais como TV Cultura, TV Brasil, Canal Brasil, STV, TV Câmara.

Em 2019, lançou o longa documental Maria Luiza, com a história da Cabo Maria Luiza da Silva, primeiro caso oficial de transexualidade nas Forças Armadas brasileiras. O filme foi exibido na Seleção Oficial do festival É Tudo Verdade 2019 – Festival Internacional de Documentários.

Participou de mais de 50 festivais nacionais e internacionais com prêmios, com destaque para os festivais de Gramado, Brasília, Havana, Milão, Sidney Latin American, Filadelfia (Flaff), Brazilian Film Fest (Miami, Toronto), Cine Ceará, Fest. de Curtas de SP.

Atua como diretor e roteirista de filmes educativos e institucionais.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

2019 :: Maria Luiza
2016 :: Terra de Luz (codir. Delvair Montagner)
2014 :: Restrutural
2013 :: Desdobráveis
2009 :: Galeno, Curumim Arteiro
2006 :: Oficina Perdiz

:: Filmografia como Roteirista ::

2019 :: Maria Luiza
2016 :: Terra de Luz
2014 :: Restrutural
2013 :: Desdobráveis
2009 :: Galeno, Curumim Arteiro
2006 :: Oficina Perdiz

Bibliografia

Livros:

Internet:

DIAZUL DE CINEMA. Disponível no endereço: http://diazul.com.br/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Marcelo Díaz. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/marcelo-diaz/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.