fbpx

Márcia Falabella

FOTO Marcia FalabellaMárcia Cristina Vieira Falabella, em arte conhecida como Márcia Falabella ou Marcinha Falabella, é uma atriz, pesquisadora e professora universitária brasileira. Graduou-se em Jornalismo na Faculdade de Comunicação Social (FACOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 1988; fez Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 1993; e Doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2003; e ainda Pós-Doutorado em Estudos Teatrais na Université Paris 3 – Sorbonne Nouvelle no ano de 2008.

Como acadêmica das artes, dedica-se aos temas de comunicação, espetáculo teatral, atuação dramática, identidade cultural e espetáculo. É membro do Centro de Estudos Teatrais – Grupo Divulgação desde o ano de 1986, contabilizando participação como atriz em mais de 50 espetáculos (para público adulto e infantil) produzidos pela companhia.

Com experiência de quase 30 anos de teatro pelo Grupo Divulgação, ao longo de sua carreira como atriz, Márcia Falabella fez ainda algumas participações no cinema, como no longa Zuzu Angel (2006), dirigido por Sérgio Rezende; nos curtas-metragens A Demolição (2007), de Aleques Eiterer e, mais recentemente, Jonathan, de Mariana Musse, lançado no primeiro semestre de 2015.

Ainda em 2015, Marcinha dará vida à personagem Nancir em Barbante (que está em estágio de produção). Mãe de Zeca e Zileu, a viúva vive uma vida amargurada pela perda do marido e acaba se amparando na fé para superar o luto.

Atualmente, Márcia Falabella é Professora Associada no Departamento de Comunicação e Artes na Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), além de atriz e Diretora do Fórum da Cultura da UFJF.

Filmografia

:: Filmografia como Atriz ::

2018 :: Azar
2016 :: Barbante
2015 :: Jonathan
2010 :: A Demolição
2006 :: Zuzu Angel

:: Filmografia como Preparadora de Atores ::

2018 :: Azar

Publicações

Livros:

ALCANTARA, I.; RIBEIRO, José Luiz; RIBEIRO, Maria Lúcia Campanha da Rocha; FALABELLA, Márcia. C. V.. José Luiz Ribeiro: 50 anos de teatro. 1. ed. São Paulo: Motirô, 2013. v. 1. 216p.
FALABELLA, Márcia. C. V.. ThéÂtre du Soleil e Grupo Divulgação: a aventura teatral possível. 1. ed. Juiz de Fora: Título independente, 2015. v. 1. 106p.
FALABELLA, Márcia. C. V.. Grupo Divulgação: o teatro como devoção. 01. ed. Juiz de Fora: FUNALFA Edições, 2004. v. 01. 188p.
RIBEIRO, José Luiz; FALABELLA, Márcia. C. V.. Memória – GD 40. 1. ed. Juiz de Fora: publicação independente, 2006. v. 1. 42p.

Artigos:

FALABELLA, Márcia. C. V.. Grupo Divulgação, 40 anos em cena. Latin American Theatre Review, v. 40/1, p. 183-186, 2006.
FALABELLA, Márcia. C. V.. O Teatro Brasileiro em Vias de Integração. Semiosfera – Revista de Comunicação e Cultura, v. Ano 2, n.nº 01, 2002.
FALABELLA, Márcia. C. V.. Comunicação Dramática: contaminações narrativas. Lumina, Juiz de Fora, v. 2, n.2, p. 157-166, 1999.

Bibliografia

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Márcia Falabella. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/marcia-falabella/
UFJF. http://www.somos.ufjf.edu.br/professores/view/1486

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Márcia Falabella

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.