fbpx

Marco Altberg

Marco Antônio Altberg, em arte conhecido como Marco Altberg, é um cineasta, montador, roteirista, continuísta, diretor de produção, produtor executivo e produtor audiovisual brasileiro. No setor, tem intensa presença como representante da categoria, assumindo até a presidência da Associação Brasileira de Produtores Independentes de TV (ABPITV).

Começou a trabalhar em cinema aos 16 anos como assistente de diretores do Cinema Novo e realizando filmes experimentais em 16mm. Foi montador, roteirista, continuísta, diretor de produção e produtor executivo em vários filmes, antes de realizar seus primeiros longas-metragens, Prova de Fogo (1980) e Aventuras de um Paraíba (1982), ambos produzidos por Lucy Barreto e Luiz Carlos Barreto. Em 1986, produziu e dirigiu Fonte da saudade, inspirado na obra Trilogia do Assombro, de Helena Jobim, com trilha sonora de Tom Jobim, prêmios de música e de som no Festival de Gramado, e de direção e de roteiro no Festival de Brasília. Seu quarto longa-metragem, Sombras de Julho (1995), foi produzido em parceria com a TV Cultura de São Paulo. Antes de ser exibido nas salas de cinema, virou minissérie.

A partir de então, dedica-se à produção de projetos independentes para a TV, realizando programas, séries documentais e ficcionais para canais de TV a cabo e para a TV pública, entre eles a série de programas semanais Revista do Cinema Brasileiro (há 8 anos no ar na TVE e no Canal Brasil), e a série Joana & Marcelo, exibida no canal Multishow. Foi um dos fundadores do Canal Brasil e da Associação Brasileira de Produtores Independentes de TV, da qual é presidente.

Foi presidente da ABD (Associação Brasileira de Documentaristas), de 1974 a 1975, e da ABRACI (Associação Brasileira de Cineastas), de 1990 a 1991, e vice-presidente do Sindicato Nacional da Indústria Cinematográfica, de 1992 a 1993, e diretor de operações da Embrafilme, de 1989 a 1990.

Em 2007, voltou à produção e direção de cinema lançando no Festival do Rio o longa Panair do Brasil, filme que resgata a história da empresa pioneira na aviação comercial no Brasil.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

2017 :: Aílton Krenak: o Sonho da Pedra
2008 :: Panair do Brasil
1995 :: Sombras de Julho
1986 :: Fonte da saudade
1983 :: Aventuras de um Paraíba
1980 :: Prova de Fogo

:: Filmografia como Produtor ::

2019 :: Márcia Haydée – Uma vida pela dança
2018 :: Minha Fama de Mau
2017 :: Belo Monte – Um Mundo Onde Tudo é Possível
2016 :: Baía dos Pesadelos
2015 :: As Aventuras do Pequeno Colombo
2014 :: Nautilus
2008 :: Panair do Brasil
1986 :: Fonte da saudade

:: Filmografia como Produtor Executivo ::

1984 :: Quilombo

:: Filmografia como Ele Mesmo ::

2018 :: Lente Filmes Apresenta

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Marco Altberg. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/marco-altberg/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]