fbpx

Marcos Jorge

Biografia

Marcos Jorge é um roteirista e cineasta brasileiro nascido em Curitiba (PR) em 1964.

Cursou jornalismo na UFPR e estudou direção e roteiro em Roma. Nos anos 90, produziu vários filmes e vídeos, que ganharam prêmios em diversos festivais.

Como video-artista, suas videoinstalações foram expostas na França, Itália, Holanda e Japão. Dirigiu centenas de vídeos publicitários para marcas brasileiras e internacionais.

Seu primeiro curta-metragem, O Encontro (2002), figura como um dos mais premiados do país. O segundo, Infinitamente Maio (2003), recebeu também 17 prêmios em festivais nacionais.

Seu primeiro longa-metragem, Estômago (2007), ganhou o prêmio de melhor filme pelo voto popular, além dos prêmios do júri de melhor direção, melhor ator (João Miguel) e o prêmio especial do júri para Babu Santana no Festival do Rio do mesmo ano. O filme foi eleito o melhor longa-metragem de ficção de 2008 pelo júri oficial da Academia Brasileira de Cinema, que o premiou ainda com o troféu Grande Otelo de melhor roteiro original, melhor diretor e melhor ator coadjuvante para Babu Santana, além disso, o filme ganhou o prêmio especial de melhor filme pelo júri popular.

Estômago participou também dos festivais de Roterdã, onde conquistou o prêmio The Lions Award, concedido pelo Rotterdam Lions Club; de Berlim, na sessão Cinema e Culinária; e de Punta del Este, no Uruguai, onde levou os prêmios de melhor filme e de melhor ator para João Miguel.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

2015 :: Mundo Cão
2014 :: O Duelo
2013 :: 2 sequestros (em produção)
2009 :: Corpos Celestes
2007 :: Estômago
2004 :: O ateliê de Luzia
2003 :: Infinitamente Maio
2002 :: O Encontro

:: Filmografia como Roteirista ::

2007 :: Estomago
2002 :: O Encontro

Prêmios

:: Prêmios no Festival do Rio, da Academia Brasileira de Cinema, Festival de Roterdã, Festival de Punta del Este, entre outros.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.