fbpx

Marcos Prado

Marcos Prado é um cineasta, fotógrafo, produtor brasileiro nascido no Rio de Janeiro (RJ) em 1961. Estudou no Instituto de Fotografia Brooks, na Califórnia.

Como fotógrafo, ganhou prêmios como o World Press Photo e o Focus on Your World, da ONU.

Em 2000, coproduziu o documentário Os carvoeiros, inspirado em seu livro homônimo e dirigido por Nigel Noble; e, pouco depois, juntou-se ao cineasta José Padilha para produzir Ônibus 174 (2002), dirigido por José Padilha e Felipe Lacerda, escolhido como melhor documentário da 26ª Mostra de Cinema de São Paulo.

Dirigiu programas de televisão para a Globosat, para a National Geographic Television e para a NBC. Teve seus trabalhos de fotografia publicados em vários jornais e revista do país, entre os quais Veja, Trip, Folha de São Paulo e O Globo.

Em 1997, Marcos Prado fundou, com o cineasta José Padilha, a Zazen Produções, e juntos passaram a realizar seus próprios projetos. Produziu Tropa de Elite, de José Padilha, filme que conquistou o primeiro lugar no ranking de filmes brasileiros em 2007. O filme ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim, começando sua carreira internacional com grande destaque, e foi ainda o grande vencedor no Grande Prêmio Vivo de Cinema Brasileiro, em abril de 2008, levando oito prêmios, incluindo o de melhor direção para José Padilha e o de melhor filme pelo júri popular.

Sua estreia na direção de cinema foi com o longa Estamira (2004), vencedor do Prêmio do Júri de melhor documentário da 28ª Mostra de Cinema de São Paulo, além de ter sido escolhido melhor documentário no Festival do Rio, na Mostra de São Paulo, no Festival Internacional de Karlovy Vary e no Festival Internacional de Documentários de Marselha, além de prêmios em Belém, Miami e Nuremberg.

Em 2007, dirigiu o longa Estamira para Todos e para Ninguém (2007).

Em 2010, lançou Tropa de Elite 2, mais um longa produzido com a Zazen Produções.

Em 2012, dirigiu o longa Paraísos Artificiais.

Depois vieram os filmes Brasil X Brasil (2015), Curumim (2016) exibido na 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

2019 :: Macabro
2016 :: Curumim – o homem que queria voar
2015 :: Brasil vs Brasil
2011 :: Paraísos Artificiais
2004 :: Estamira

:: Filmografia como Produtor ::

2019 :: Macabro
2016 :: Curumim – o homem que queria voar
2010 :: Tropa de Elite 2
2009 :: Garapa
2007 :: Tropa de Elite
2002 :: Ônibus 174
:: Pantaneiros
1999 :: Os Carvoeiros

:: Filmografia como Diretor de Fotografia ::

2016 :: Curumim – o homem que queria voar

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Marcos Prado. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/marcos-prado/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

4 comentários sobre “Marcos Prado

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.