fbpx

Maria do Rosário Caetano

Biografia

Maria do Rosário Caetano nasceu em Coromandel, Minas Gerais, no dia 10 de junho de 1955. É jornalista, formando-se em Comunicação (Jornalismo) e Letras (Língua e Literatura Portuguesa) na UnB (Universidade de Brasília). Em 21 anos de jornalismo, trabalhou no Jornal de Brasília, Correio Brasiliense, TV Globo/Brasília e em diversos jornais alternativos e revistas. Atualmente, colabora com o Caderno 2, de O Estado de São Paulo, e com a revista Cinema, editada pelo Espaço Unibanco de Cinema.

Maria do Rosário Caetano é uma pesquisadora importante a serviço do cinema latino-americano e, dentre eles, claro, o cinema brasileiro. Autora de trabalhos notáveis como Cinema Latino-Americano: entrevistas e filmes e Alguma Solidão e Muitas Histórias: A Trajetória de um Cineasta Brasileiro, sobre João Batista de Andrade. Organizou o livro Paulo Freire e a Educação Brasileira (Frente Cultural de Brasília / Gráfica-Escola do Sindicato dos Jornalistas do DF) e colaborou com Joaquim Pedro de Andrade e equipe no roteiro-livro O Imponderável Bento (Marco Zero / Cinemateca Brasileira).

Em 2003, Maria do Rosário Caetano recebeu no Festival de Cinema de Pernambuco a medalha do mérito em Jornalismo Especializado.

Livros Publicados

CAETANO, Maria do Rosário. Cangaço: o Nordestern no Cinema Brasileiro. Brasília: Avathar, 2005.

CAETANO, Maria do Rosário. Fernando Meirelles: biografia prematura. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007.

CAETANO, Maria do Rosário. Marlene França: do Sertão da Bahia ao Clã Matarazzo. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

CAETANO, Maria do Rosário. João Batista de Andrade: alguma solidão e muitas histórias. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.

CAETANO, Maria do Rosário. ABD Trinta Anos: Mais Que um Entidade, um Estado de Espírito.

CAETANO, Maria do Rosário. Cinema Latino-Americano: entrevistas e filmes. São Paulo: Estação Liberdade, .

MOURÃO, Maria Dora; CAETANO, Maria do Rosario; BACQUE, Laure (Org.). Jean-Claude Bernardet: uma homenagem. São Paulo: Imprensa Oficial/Cinemateca Brasileira, 2007.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.