fbpx

Maria Ribeiro

Biografia

Maria Ramos, em arte conhecida como Maria Ribeiro, é uma atriz brasileira nascida em Juazeiro (BA).

Cursou o primário em Pirapora (MG). Chegou ao Rio de Janeiro ainda criança, trazida pela tia. Sua primeira colocação foi num laboratório farmacêutico, depois trabalhou como técnica no laboratório Líder no Rio de Janeiro, onde conhecia e tinha amizade com todo mundo do cinema, até ser convidada por Nelson Pereira dos Santos para participar do filme Vidas Secas, em 1963.

Inicialmente hesita em aceitar, mas logo vai para Palmeira dos Índios comer o pão que o diabo amassou por quatro meses para compor seu personagem Sinhá Vitória. Depois dessa experiência pensou em abandonar o cinema mas acabou por fazer outros filmes como Os Herdeiros (1970) e O Amuleto de Ogum (1974). Morou muitos anos na Suíça, retornando ao Brasil no início dos anos 1990.

Retornou ao cinema em 1993, sempre pelas mãos de Nelson Pereira dos Santos, no filme A Terceira Margem do Rio e, mais recentemente para uma ponta em As Tranças de Maria (2003), de Pedro Carlos Rovai.

Na televisão, participou da novela Prova de Amor, em 2005, pela TV Record.

Filmografia

1963 – Vidas Secas
1966 – A Hora e a Vez de Augusto Matraga
1970 – Os Herdeiros
1974 – O Amuleto de Ogum; O Segredo da Rosa
1975 – Perdida
1976 – Soledade
1993 – A Terceira Margem do Rio
2003 – As Tranças de Maria

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Maria Ribeiro. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/maria-ribeiro/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.