fbpx

Mariana Rios

Biografia

FOTO Mariana RiosMariana Rios é uma atriz, cantora e compositora brasileira nascida no dia 04 de julho de 1985, na cidade de Araxá, Minas Gerais.

Iniciou sua carreira artística aos 7 anos de idade, cantando em mensagens publicitárias para empresas da região. Após alguns anos, passou a se apresentar em bares e participou de diversos festivais de música.

Em 2004, quando tinha 18 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se formou pela Casa de Artes Laranjeiras – Oficina de Formação Teatral.

Em 2005, Mariana Rios lançou-se profissionalmente no teatro através dos musicais Tipos e Aldeia dos Ventos, ambos dirigidos pelo cantor Oswaldo Montenegro. Também com Oswaldo Montenegro, participou da gravação de 3 DVDs.

No ano de 2008, estreou na TV com a personagem Yasmim, na série adolescente Malhação, pela Rede Globo, trabalho que lhe rendeu enorme reconhecimento de público e crítica. Com o sucesso da personagem, Mariana Rios foi a vencedora do prêmio Melhores do Ano de 2008 do programa Domingão do Faustão, na categoria atriz revelação. O reconhecimento em Malhação ainda lhe proporcionou o prêmio de melhor atriz pela Capricho Awards, Prêmio Jovem Brasileiro de melhor atriz e indicação no Prêmio Extra de TV na categoria atriz revelação.

Em setembro de 2009, lançou seu primeiro disco solo pela Som Livre e pela gravadora LGK Music, intitulado Mariana Rios.

Em 2010, gravou participação no DVD de 25 anos do grupo Exalta Samba, cantando com Thiaguinho a música “Viver sem Ti”, que foi parada de sucesso.

Nos anos de 2010 e 2011, interpretou a vilã Nancy na novela Araguaia, de autoria de Walter Negrão, concorrendo ao Prêmio Contigo! de TV na categoria de melhor atriz e ao Prêmio Extra de TV de melhor atriz coadjuvante.

Em 2011 apresentou, também pela Rede Globo, o festival SWU na cidade de Paulínia.

Ainda em 2011, dublou a personagem Audray no filme de animação The Lorax, com voz original da atriz americana Taylor Swift.

Em 2012 e 2013 foi a vez da personagem Drika, da novela Salve Jorge, de autoria de Glória Perez.

Em 2013 e 2014, interpretou a professora Celina em Além do Horizonte, dos autores Carlos Gregório e Marcos Bernstein.

Mariana Rios tem contratos publicitários com marcas renomadas e estampou as capas das principais revistas nacionais, como Nova, Corpo a Corpo, Capricho, Noivas, Contigo!, VIP, Gloss, QUEM, entre outras.

No cinema, participou dos longas-metragens Não se preocupe nada vai dar certo, direção de Hugo Carvana; Totalmente Inocentes, direção de Rodrigo Bitencourt e Órfãos do Eldorado, direção de Guilherme Coelho.

Filmografia

2013 :: Órfãos do Eldorado
2012 :: Totalmente Inocentes
2011 :: Não se preocupe nada vai dar certo

Bibliografia

:: Fontes de Referência ::

Internet:

SITE OFICIAL – MARIANA RIOS. http://www.marianarios.com.br

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.