fbpx

Marighella – O Filme (2019)

Trailer

Sinopse

Cinebiografia de Carlos Marighella (interpretado por Seu Jorge), ex-guerrilheiro que foi assassinado pela ditadura militar em 1969. Militante comunista desde a juventude, deputado federal constituinte e fundador do maior grupo armado de oposição à ditadura militar – a Ação Libertadora Nacional (ALN) -, esse mulato de Salvador era também um profícuo poeta, homem irreverente e brincalhão.

Nesta narrativa repleta de revelações, o roteiro do filme é uma adaptação cinematográfica do livro do jornalista Mário Magalhães, que investiga as várias facetas do biografado. Em ritmo de thriller, reconstitui com realismo desconcertante passagens pela prisão, resistência à tortura, operações de espionagem na Guerra Fria e assaltos da guerrilha a bancos, carros-fortes e trem-pagador. Mas também recupera a célebre prova de física respondida em versos no Ginásio da Bahia e poemas de amor.

Com Adriana Esteves, Bruno Gagliasso, Humberto Carrão, Luiz Carlos Vasconcelos e Bella Camero no elenco principal, Marighella teve sua estreia mundial no Festival de Berlim de 2019.

Isso sem negligenciar a influência internacional de Marighella e seu Minimanual do guerrilheiro urbano, guia que correu o mundo e virou cult nos anos 1960. Traduzido para dezenas de idiomas, é tido hoje como um clássico da literatura de combate político, e levou Jean-Paul Sartre, admirador do estilo de seu autor e de sua disposição para a ação audaz, a publicar artigos seus na revista Les Temps Modernes.

A controversa vida de Carlos Marighella é também uma história dos movimentos radicais e da esquerda no Brasil e no mundo. Coadjuvantes de peso, que tangenciaram a vida do protagonista, povoam estas páginas: Fidel Castro, Getúlio Vargas, Che Guevara, Carlos Lacerda, Stálin, Luiz Carlos Prestes e Carlos Lamarca, além de figuras-chave da cultura, como os escritores Jorge Amado e Graciliano Ramos; os pintores Cândido Portinari e Joan Miró; os dramaturgos Augusto Boal e Dias Gomes; e os cineastas Glauber Rocha, Jean-Luc Godard e Luchino Visconti.

Proclamado pela ditadura militar como seu inimigo número um, o guerrilheiro foi morto em uma emboscada policial em São Paulo, na noite de 04 de novembro de 1969. Do início ao fim, esta biografia de tirar o fôlego apresenta informações inéditas sobre a trajetória de Carlos Marighella e o atribulado e apaixonante tempo em que ele viveu.

Os direitos autorais do livro Marighella: o guerreiro que incendiou o mundo foram cedidos ao ator Wagner Moura, que produziu uma adaptação para o cinema em associação com a produtora O2Filmes.

Elenco

Seu Jorge …. Marighella
Adriana Esteves …. Clara
Bruno Gagliasso
Humberto Carrão …. Humberto
Luiz Carlos Vasconcelos …. Branco
Bella Camero …. Bella
Ana Paula Bouzas …. Maria
Herson Capri …. Jorge Salles
Jorge Paz …. Jorge

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Marighella – O Filme (2019) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Wagner Moura
Roteiro: Wagner Moura e Felipe Braga
Produção: Wagner Moura, Andrea Barata Ribeiro, Bel Berlinck, Pedro Brasil, Cristiane Façanha, Cau Queijo e Vanessa Viveiros
Produção Associada: Fernando Meireles
Produção Executiva: Cristina Abi
Produtor de Elenco: Hugo Aldado
Preparação de Elenco: Fátima Toledo
Direção de Fotografia: Adrian Teijido
Montagem: Lucas Gonzaga
Design de produção: Frederico Pinto
Decoração de set: Mariana Hermann
Figurino: Verônica Julian
Maquiagem: Martin Macias Trijullo
Trilha Sonora: Antonio Pinto
Empresa Produtora: O2Filmes
Empresa Co-produtora: Globo Filmes
Empresa Distribuidora: Paris Filmes

Nacionalidade: Brasil
Gêneros: Drama, Biografia, Histórico
Ano de produção: 2019
Estréia: 18 de abril de 2019

Bibliografia

Livros:

MAGALHÃES, Mário. Marighella: o guerreiro que incendiou o mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

Internet:

GLOBO FILMES. Marighella o guerreiro que incendiou o mundo. Disponível no endereço: https://globofilmes.globo.com/filme/marighella/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Marighella – O Filme. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/marighella-o-guerreiro-que-incendiou-o-mundo/
JORNAL DO BRASIL. Estreia de ‘Marighella’, de Wagner Moura, é cancelada. Disponível no endereço: https://www.jb.com.br/cadernob/2019/09/1016390-estreia-de–marighella—de-wagner-moura–e-cancelada.html
O2FILMES. Disponível no endereço: http://www.o2filmes.com
SECOM – GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA. Estado vai apoiar filme de Wagner Moura sobre Carlos Marighella. Disponível no endereço: http://www.secom.ba.gov.br/2015/08/127221/Estado-vai-apoiar-filme-de-Wagner-Moura-sobre-Carlos-Marighella.html. Acesso em: 12 de agosto de 2015.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.